Qual é a diferença entre calor e temperatura?

Muitas vezes confundidos, calor e temperatura são fenômenos diferentes e com padrões próprios de análise.

0

Calor e temperatura já foram confundidos com a mesma coisa, é portanto, necessário distinguir os dois para trazer uma imagem clara dos fenômenos. Eles podem parecer semelhantes, mas são muito diferentes de acordo com a ciência e a pesquisa.

O calor é um tipo de energia que mede a energia cinética total das moléculas em um corpo, enquanto a temperatura é o estado quente ou frio da matéria. As medições de calor estão em Joules (J).

Por outro lado, as medições de temperatura são em graus Celsius (° C). Também pode ser medido em Fahrenheit (° F) ou Kelvin (K), dependendo da instituição ou do país. O calor é expresso como Q, enquanto a expressão para temperatura é T. Um termômetro é usado para medir a temperatura, enquanto um colorímetro mede o calor.

O que é temperatura?

O zero absoluto é a temperatura mínima teoricamente, na qual as partículas permanecem imóveis. O zero absoluto é 0 K (escala Kelvin), -459,67°F (escala Fahrenheit) e -273,15°C (escala Celsius). A maior parte do mundo usa a escala Celsius, mas os Estados Unidos geralmente usam a escala Fahrenheit.

Na ciência, a escala de Kelvin é amplamente usada em medições e foi assim chamada em homenagem a um físico da Escócia. A escala de Kelvin é mais comumente chamada de ‘escala absoluta’.

O que é calor?

O calor pode ser transferido através de radiação, condução, convecção e advecção. A condução é a transferência de calor entre os sólidos, a radiação é a transferência de energia na forma de ondas eletromagnéticas através do ar, ou um meio e a convenção é uma transferência de calor em líquidos e gases.

A advecção, por outro lado, é a transferência de calor pelo fluxo de fluidos de um ponto para outro. Calor é em termos simples, transferido de um ponto quente para um ponto menos quente, independentemente ou através de um meio.

A agitação das partículas de matéria aumenta quando há transferência de calor. O calor latente é a quantidade de calor necessária para transformar um sólido em líquido ou vapor, ou mudar o fluido para vapor sem alterar necessariamente a temperatura.

Relação entre calor e temperatura

Ao tentar entender o conceito de calor e temperatura, o que é importante notar é que o calor aumentará ou diminuirá a temperatura. Um aumento no calor levará a um aumento na temperatura, enquanto uma diminuição no calor causará uma redução na temperatura.

Outra diferença crítica é que o calor é energia, enquanto a temperatura é apenas uma medida de energia. Principalmente, o aumento no calor provoca um aumento no volume de matéria. Um exemplo rápido é uma banheira cheia de água e um copo cheio de água. Apesar de estar na mesma temperatura, os dois podem variar em termos de calor.

A banheira tem mais moléculas de água, e isso se traduz em mais energia térmica, levando à geração de mais calor. É por isso que o copo pode ter água fria em oposição à banheira que tem água mais quente, apesar do fato de que ambos estão dentro da mesma temperatura.

A temperatura leva em consideração as mudanças nas fases ou estados da matéria. Ebulição, evaporação, fusão e congelamento são todos os processos afetados por mudanças na temperatura. Calor e temperatura são de fato diferentes, mas casualmente confundidos com a mesma coisa.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.