Você realmente sabe qual a diferença entre capim santo e erva-cidreira?

Por mais que sejam ervas muito utilizadas por diversos brasileiros, ainda existe confusão ao identificar cada uma.

Apesar de serem ervas comuns e muito utilizadas no dia-a-dia dos brasileiros, o capim santo e a erva-cidreira ainda são bastante confundidos.

Mas também, as espécies contam com algumas características semelhantes e por isso é fácil se atrapalhar na hora de saber qual é qual. Portanto, te ensinaremos aqui, qual a diferença entre capim santo e erva-cidreira para que não haja mais dúvidas! Acompanhe a leitura e confira!

Mas então, qual a diferença?

Essas ervas têm seu uso mais frequente na preparação de chás, porém também as encontramos sendo utilizadas como óleos essenciais e como ingredientes de algumas receitas. Sendo também conhecidas pelo sabor cítrico característico. Mas todas elas possuem suas particularidades no cultivo, na aparência, no uso e no sabor. Confira!

Capim santo

Também conhecido como capim limão e capim cidreira, trata-se de uma espécie de origem indiana, sendo bastante resistente a vários tipos de climas e solos. Por isso, é a planta mais comum e mais utilizada entre as duas. O capim santo possui folhas compridas, estreitas e não possui caule.

O capim santo serve para fazer infusões que agem como um analgésico, além de aliviar cólicas causadas por gases e ter ação relaxante. Suas folhas também são utilizadas para fazer bebidas. Todavia, sua característica cítrica vem de um óleo essencial produzido naturalmente pela espécie.

Essa erva também tem propriedades antissépticas e antifúngicas, por isso é muito útil no tratamento de feridas, micoses e outros problemas dermatológicos. Além disso, muitas pessoas fazem uso para aliviar dores musculares e artrite, e ainda, dores de cabeça e dores estomacais.

Erva-cidreira

Já a erva-cidreira tem folhas menores, que se parecem com as do hortelã, pois as duas espécies pertencem à mesma família. Ademais ela é uma erva de aparência rasteira e sua altura varia entre 30 e 60 cm. É uma espécie de erva nativa do continente asiático, mas também muito encontrada na Europa.

A planta é bastante rica principalmente em flavonoides e fenólicos que trazem uma série de benefícios ao nosso organismo. Além disso, as combinações destes componentes com outros elementos formam compostos que auxiliam no tratamento da insônia e promovem bem estar e tranquilidade, combatendo sintomas da ansiedade.

Suas propriedades também promovem o alívio dos sintomas da TPM e cólicas menstruais. Ela ainda ajuda no tratamento da enxaqueca. Além disso, esta erva também conhecida como melissa, carrega um delicioso aroma cítrico, muito utilizado na produção de produtos de limpeza e de aromatizantes de ambientes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.