Qual é a idade ideal para comprar um celular para o seu filho?
Um estudo feito em 19 países da Europa revela que 80% das crianças de 9 a 16 anos já possuem um celular e fazem uso diário do aparelho.
Algo inquestionável atualmente é o avanço da tecnologia no mundo todo, e é possível afirmar que os seres humanos estão completamente conectados no seu dia a dia. Um fato curioso é como esse domínio sucedeu de maneira tão rápida, lembrando que os smartphones e tablets são relativamente novos no mercado. Inclusive, por esse motivo, ainda não existem muitas pesquisas sobre os efeitos do uso contínuo e prolongado desses dispositivos, tanto para os adultos quanto para as crianças, em especial.
Leia mais: 3 atalhos para celulares Android que irão salvar a sua rotina
É importante lembrar que, no caso das crianças, elas ainda estão com o cérebro em fase de desenvolvimento, se descobrindo e descobrindo coisas também. Nessa fase, há uma necessidade de atividades que colaborem e ajudem a desenvolver certas habilidades e a criatividade, assim como a coordenação motora, por exemplo, socializando e brincando com outras crianças e pintando desenhos. Assim, a inserção a esse universo online, de forma exacerbada, pode causar prejuízos no aprendizado, na comunicação e no desenvolvimento desses pequenos.
Outro fato interessante é que a rede social Instagram recomenda que as pessoas comecem a criar seus perfis na rede a partir dos 13 anos de idade. Essa informação já traz uma reflexão sobre qual seria a faixa etária adequada para entrar nesse universo de exposição a tantos conteúdos.
A pergunta que muitos pais devem se fazer é: com quantos anos devo dar um aparelho celular para o meu filho? De fato, é algo que vendo sendo bastante discutido, mas que merece uma atenção ainda maior por parte dos responsáveis. Sabemos que o acesso à informação é ótimo, e a internet desempenha muito bem esse papel, mas, por outro lado, existem muitos perigos que também estão ligados ao uso das redes.
Um estudo feito em 19 países da Europa revela que 80% das crianças com idades entre 9 e 16 anos já possuem um celular e fazem uso diário do aparelho. A partir dos 17 anos, 90% dos adolescentes já têm um smartphone para chamar de seu. A pesquisa ainda relata que grande parte das crianças ainda não consegue entender e perceber os reais riscos que existem na internet e no uso descontrolado das redes sociais. Já para os adolescentes, o uso frequente dessas redes está ligado a níveis maiores de insatisfação com a vida ao longo dos anos.
Os pesquisadores defendem a ideia de que deveria existir uma idade limite para o uso do aparelho celular, mas a verdade é que não há nenhuma regra específica sobre esse caso. Os psicólogos que estudam o comportamento infanto-juvenil alegam que adiar ao máximo a compra do celular é o melhor a se fazer. Isso porque, a partir do momento em que a criança ganha um smartphone, é importante impor limites, controlar as redes e seus aplicativos e vigiar a criança durante o uso, especialmente quando estão sozinhas. Além disso, o uso excessivo do aparelho pode desencadear doenças como ansiedade, depressão, transtornos de sono, entre outras.
Comentários estão fechados.