Qual é a Origem da Festa Junina?

Você sabe qual é a origem da festa junina? Uma das festividades mais populares do país surgiu de comemorações pagãs no Continente Europeu para celebrar a época de colheitas e afastar pragas e maus espíritos das plantações. Confira a história!

0

A festa junina é uma das comemorações mais populares e queridas do Brasil.  Marcada por comidas deliciosas, preparadas com alimentos tradicionais como amendoim e milho,  e por danças tradicionais, como a quadrilha, a festividade surgiu de comemorações pagãs que aconteciam no Continente Europeu para celebrar a época de colheitas, e afastar pragas e maus espíritos das plantações.

Confira toda a história! 

Origem da Festa Junina – História da Festa Junina  

A tradição da festa junina veio para o Brasil na época da colonização dos portugueses e tem origem nas festividades pagãs realizadas na Europa. Esses eventos aconteciam durante a passagem da primavera para o verão, no período chamado de solstício de verão no hemisfério norte que acontece exatamente no mês de junho.

As festas eram uma maneira de afastar os maus espíritos, e as pragas, que pudessem atacar as plantações que começavam a ser colhidas no período do ano.

A partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal religião do Continente Europeu, as festas juninas também ganharam características católicas, e comemoração de origem pagã  foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.

Para facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos ao Cristianismo a Igreja  fez aculturação das festividades dessas comunidades, adicionando-as ao calendário católico e acrescentando nelas elementos cristãos.

A cristianização da festa foi relacionada a comemorações de importantes figuras do catolicismo que sucediam exatamente no período das comemorações pagãs. Essas figuras são Santo Antônio, que é homenageado no dia 13 de junho, São João, no dia 24, e São Pedro, no dia 29.

Como a festa junina chegou ao Brasil?

As festas juninas chegaram ao Brasil durante o século XVI. Elas eram tradições populares que aconteciam na Península Ibérica, território formado por Portugal e Espanha.

E assim como outras tradições, a festividade foi trazida para o país pelos portugueses durante a colonização.

No início da introdução da festa junina no Brasil, a comemoração era conhecida como festa joanina, em referência a São João. Contudo, com o passar dos anos, ganhou o nome que conhecemos hoje, festa junina, em referência ao mês de junho.

No seu início, a festa possuía um tom religioso muito maior do que o de hoje, e com o passar dos anos, festividade no Brasil passou a ser  associada a símbolos típicos das zonas rurais.

Características da festa junina no Brasil

  • No Nordeste do país é onde a festividade teve seu maior crescimento, sendo que as maiores festas do país acontecem na região. A mais famosa é a festa junina da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba;
  • Durante as festas juninas no país são realizadas danças típicas, como as quadrilhas;
  • Também há produção de comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão;
  • Outra característica popular e o costume de se vestir de caipira de forma caricata.

Veja também:

20 Ideias de Decoração de Festa Junina para Escola

10 Ideias de Decoração Simples de Festa Junina

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.