Qual é a probabilidade de uma pessoa morrer enquanto dorme?
Confira uma resposta plausível para essa questão, que paira na mente de muitas pessoas provocando temor.
A morte é sempre um assunto rodeado de muita apreensão, medo e, claro, dúvidas que parecem impossíveis de serem respondidas.
Dentre as principais questões acerca do fim da vida humana estão o destino das pessoas que morrem, o sentido da morte em si e a relação entre o tempo de vida e os motivos para o fim da vida.
É justamente nesse sentido que muitas pessoas se perguntam quais são as chances de uma pessoa dormir e não acordar mais. Afinal, é realmente assustador e intrigante pensar que um simples cochilo pode ser o fim de tudo.
Neste artigo, trazemos uma reflexão potencialmente reveladora sobre esse tema. Siga a leitura e confira!
O que leva uma pessoa a morrer durante o sono?
(Imagem: divulgação)
Para entender as possibilidades de morrer durante o sono, é necessário relembrar a dinâmica desse acontecimento antes de qualquer coisa.
Quando um indivíduo falece durante o sono, geralmente não sofre, por assim dizer. Apenas se deita, adormece e não acorda mais.
Para explicar esse fato, especialistas afirmam que esse tipo de morte é causado por males súbitos relacionados a três órgãos específicos: coração, pulmão e cérebro.
De acordo com o cardiologista Jack Flyer, episódios graves nesses órgãos podem evoluir e levar uma pessoa à morte, pelo fato de que, ao dormir, a pessoa não tem controle sobre o próprio corpo e pode acabar não conseguindo reagir.
“Se eu estiver de pé e tiver uma pausa de 10 segundos na minha frequência cardíaca, vou cair, desmaiar e fazer um grande barulho, e alguém vai ouvir. Quando você está dormindo, simplesmente não consegue atender a si mesmo e manifestar seus próprios sintomas”, disse.
Dentre todos os problemas, a parada cardiorrespiratória é o que mais mata pessoas durante o sono, representando 90% dos casos.
Outro evento que também mata muitas pessoas enquanto dormem é a apneia obstrutiva do sono, que interrompe o fluxo de ar que vai até os pulmões e ao cérebro. Isso pode literalmente gerar um sufocamento letal ou um AVC no indivíduo.
E por falar em AVC (Acidente Vascular Cerebral), ele e outros problemas neurológicos agudos e crônicos, como a epilepsia, também podem ser a causa da morte de alguém que estava dormindo. Para se ter uma ideia, estima-se que 25% dos casos de AVC acontecem enquanto as vítimas estão dormindo.
As chances de morrer enquanto dorme
A verdade é que é praticamente impossível estimar a probabilidade de uma pessoa partir deste plano enquanto descansa.
No entanto, indivíduos que apresentam comorbidades, como hipertensão, diabetes e altos níveis de colesterol, estão mais propensos a essa fatalidade. Afinal, todas as principais causas de morte noturna estão relacionadas às doenças mencionadas.
Por tudo isso, é recomendado redirecionar a preocupação sobre a possibilidade de morrer enquanto dorme para a criação de uma rotina saudável. Essa rotina deve incluir a prática de exercícios físicos, uma dieta balanceada e um horário de sono regular.
Comentários estão fechados.