Qual é a rede social preferida dos brasileiros?

Levantamento recente mostra que o campeão não é bem uma rede social.

Na sua opinião, qual é a rede social mais utilizada no Brasil? Em um cenário onde diversas empresas se enfrentam por esse posto cobiçado, parece difícil fazer afirmações.

Desde o início da última década, quando se popularizaram, as redes sociais evoluíram para se tornar bem mais que meros espaços digitais de entretenimento e passagem de tempo. Hoje em dia são verdadeiras praças de comércio e geração de renda.

Observando esse movimento, o site Statista decidiu realizar levantamentos sobre o uso de redes sociais no Brasil.

De cara, ficou constatado que 84% dos brasileiros com celular (que é praticamente todo mundo) usa pelo menos uma rede social em algum momento do dia.

Isso faz do país o quinto maior mercado para redes sociais em todo o mundo, perdendo apenas para países superpopulosos.


Brasil é um dos maiores mercados para redes sociais – Imagem: reprodução

Qual a rede social mais usada no Brasil?

O site descobriu que o WhatsApp é a rede mais utilizada por aqui, com pouco mais de 142 milhões de usuários. Porém, tecnicamente, o “zap zap” é um app de mensagem, e não uma rede social, certo? Errado.

Devido à sua simbiose com outros serviços da Meta, sua empresa-mãe que também é dona do Instagram e do Facebook, o WhatsApp se tornou uma verdadeira rede social, dando acesso a notícias, atualizações de stories, etc.

Por falar no Instagram e Facebook, as duas redes sociais estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, no ranking de preferência do público.

Em comparação, o Instagram tem quase 121 milhões de usuários ativos no Brasil, enquanto o Facebook, que já foi a maior rede social do país, tem por volta de 117 milhões.

Além desses três produtos da Meta, outras redes estão bem presentes no cotidiano do brasileiro, como é o caso do chinês TikTok, que se tornou um fenômeno no país, e o YouTube, que muita gente considera um streaming, mas também atua como rede social.

Mensageiros como o Telegram e o Signal também são bem aceitos no Brasil. Entretanto, a hegemonia do WhatsApp não os deixa brilhar.

O microblog X, antes chamado de Twitter, segue ativo e firme no Brasil, apesar de ter perdido parte da sua influência outrora evidente.

*Com informações de Época Negócios.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.