Qual é o animal mais antigo do Planeta Terra?

É provável que você não conheça este animal, mas ele está aqui há milhares de anos.

A idade do planeta Terra é estimada em aproximadamente 4,5 bilhões de anos e, ao longo desse tempo, várias espécies de animais já passaram pela superfície terrestre. Porém, você consegue adivinhar qual é o animal mais antigo da Terra? Não? Continue a leitura para descobrir!

Leia mais: Conforme o seu signo, qual é o melhor animal de estimação para você?

Qual é o animal mais antigo da Terra?

Após várias extinções em massa que eliminaram mais de 70% das espécies de animais até então existentes no planeta, como os dinossauros, alguns animais ainda resistem e estão por aqui há milhares de anos.

Para sobreviver, esses animais precisaram vencer condições adversas e se adaptar a climas extremos, quentes ou frios, e a predadores perigosos. Pensando nisso, você sabe dizer qual é o animal sobrevivente que está há mais tempo na superfície do nosso planeta?

Guinness tentou oferecer a resposta, mas uma reviravolta aconteceu

Em 2010 o Guinness World Records concedeu o título de animal vivo mais antigo da Terra para os camarões girinos, de nome científico Triops cancriformis. Após a descoberta de fósseis com mais de 201,3 milhões de anos dos camarões girinos, os pesquisadores concederam o título a esses animais.

Mas uma reviravolta aconteceu, e os camarões girinos perderam o título. Isso aconteceu porque outras espécies semelhantes foram encontradas no fundo do mar e, na comparação com o DNA dos camarões girinos, não há evidências de que o fóssil encontrado seja dele.

Então não há uma resposta exata para a pergunta?

Hoje os pesquisadores se concentram em determinar qual é a espécie de animal mais antiga da Terra. Alguns candidatos podem ocupar esse posto, como os celacantos, com fósseis antigos datados de 400 milhões de anos.

Em 1938, pesquisadores encontraram uma espécie do animal, após acharem que estava em extinção.

Na disputa também está o caranguejo-ferradura, com mais de 480 milhões de anos. Porém, até eles não são considerados as espécies mais velhas. Isso porque as espécies mais atuais desses animais possuem cerca de 25 milhões de anos.

Para os cientistas da American Scientist, as espécies de animais podem viver de 500 mil a 3 milhões de anos, quando ocorre a substituição pelos seus descendentes.

Dessa forma, com as constantes evoluções de DNA e a adaptação das espécies, é praticamente impossível dizer qual é o animal que existe há mais tempo no planeta Terra.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.