Cloreto de potássio pode ser uma alternativa ao excesso de NaCl nos alimentos

O cloreto de sódio (NaCl) é excessivamente ingerido em todo o mundo, especialmente em países ricos em ''Fast Food''. Conheça seu substituto.

O sal de cozinha, quimicamente conhecido como cloreto de sódio iodado, é o principal ingrediente para potencializar o sabor, conservar alimentos e, claro, salgar. Entretanto, a indústria alimentícia e fast foods estão popularizando ultraprocessados ricos em sódio, o que aumenta riscos de doenças cardiovasculares. Conheça, a seguir, qual é o novo substituto do sal de cozinha e quais os benefícios dessa troca.

Leia mais: Gás de cozinha já está custando 10% do salário mínimo

Uso e abuso do sal de cozinha

O relatório Dietary Guidelines for Americans constatou que a ingestão média de sódio dos estadunidenses está quase 1.000mg acima da quantidade diária recomendada. Considerando o sódio um micronutriente – ou seja, que precisa ser utilizado em pequenas dosagens diariamente – esse valor é preocupante em termos de saúde pública. Sendo assim, cientistas estão à procura de substitutos, e parecem ter encontrado um que é perfeito: cloreto de potássio. Descubra mais a seguir sobre o tema.

Hipenatremia: você sabe o que é?

O excesso do elemento sódio pode causar efeitos colaterais como pressão alta, retenção de líquido e estimular progressão de hipertensão arterial e demais doenças cardiovasculares. O alto nível de sódio no corpo, que pode também estimular a desidratação, se chama hipenatremia e é de importância clínica e para a saúde pública. Níveis altos de sódio também estão associados a tonturas, especialmente durante treinos ou ginástica.

Por que substituir o sódio do sal de cozinha?

Com o advento dos alimentos ultraprocessados e da monocultura, a dieta está ficando cada vez mais restrita e com pouca variedade de micronutrientes. Se antes as refeições eram equilibradas, agora muitos elementos estão sendo deixados de lado – e outros são absorvidos em excesso.

Por esse motivo, há tantas pessoas com excesso de sódio no organismo e pobres em ferro (altos índices de anemia ferropriva, ou anemia por falta de ferro, comprovam isso) ou selênio. O iodo, por exemplo, precisou ser inserido no sal de cozinha – pois as pessoas não estavam comendo alimentos com esse elemento, que é o principal precursor de hormônios da tireoide.

Por que o potássio?

O potássio é um dos elementos que são pouco ingeridos pela maioria da população. Apesar disso, é de extrema importância para o funcionamento do organismo. Entre suas várias funções, destacam-se: regulação dos batimentos cardíacos, auxílio no processo de contração dos músculos e funcionamento dos nervos, além de estar presente nas vias metabólicas de síntese proteica e metabolização de carboidratos.

O que dizem os estudos?

O efeito sensorial é pouco percebido pelos consumidores do cloreto de potássio, porém, os benefícios para a saúde são facilmente destacados. A diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, por si só, já demonstra a importância dessa substituição. Além do cloreto de potássio, substituir por sais à base de glutamato monossódico também é uma opção, ainda que possuam sódio – mesmo em menor quantidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.