Qual é o ponto mais gelado do Sistema Solar, de acordo com cientistas?

Dados ainda divergem, mas certamente o local é muito mais gelado que qualquer região da Terra.

O Sistema Solar, situado na Via Láctea, conta com oito planetas que orbitam o Sol, entre eles está a Terra.

E já parou para pensar em qual é a região mais fria desse sistema? Afinal de contas, em tempos de aquecimento global e variações bruscas de temperaturas, essa curiosidade surge.

É preciso entender que a medição da temperatura na Terra é diferente da feita no espaço. No vácuo do cosmos, há poucos átomos e moléculas para transmitirem calor e formar o que conhecemos como temperatura aqui.

Ainda assim, os cientistas criaram várias teorias e fizeram inúmeros cálculos aproximados para saber qual é a região mais fria. Naturalmente, quanto mais longe do Sol, maior é a possibilidade de ter uma temperatura baixa.

Radiação ajuda a descobrir temperatura

Sistema Solar: confira qual é o ponto mais gelado, de acordo com os cientistas

Alguns dos pontos mais frios do Sistema Solar – Imagem: Pixabay

Com o uso dos equipamentos adequados, é possível encontrar a intensidade da radiação infravermelha e a de micro-ondas quando são emitidas da superfície de um determinado corpo celeste.

Por exemplo, Plutão, corpo celeste mais longe do Sol em relação aos demais, tem uma temperatura média de – 237,5º, muito abaixo do que já se registrou na Terra. Isso já é o suficiente para inviabilizar a vida humana. Porém, de acordo com os cientistas, essa ainda não é a região mais fria do Sistema Solar.

No momento, os cientistas da Nasa estudam pontos de crateras duplamente sombreadas no polo sul da Lua. Por lá, elas levam esse nome porque possuem proteção do sol e de fontes de aquecimento diretas.

A estimativa é de que tais crateras tenham temperaturas de – 248,15º, o que tornaria o lugar mais frio do Sistema Solar. Contudo, esse número ainda não é conclusivo e, por isso, não pode ser considerado oficialmente.

Nasa diverge sobre ponto mais frio

A própria Nasa ainda tem dúvidas sobre o ponto mais extremo em termos de temperatura. Por exemplo, indo além da órbita do planeta Netuno, existe uma nuvem repleta de detritos espaciais, onde as temperaturas chegam a -268,15º.

Entretanto, a chamada nuvem de Oort fica em uma região divergente, considerada uma fronteira do Sistema Solar. Então, alguns especialistas consideram que ela não faz parte do nosso sistema planetário.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.