Qual é seu estilo de aprendizado? Saiba se é visual, auditivo ou cinestésico
Cada pessoa tem uma predisposição, mas também é possível mesclar os três estilos para potencializar o aprendizado.
Já percebeu que algumas pessoas parecem aprender com mais facilidade do que outras? Na verdade, cada um tem o próprio jeito de absorver informações.
Imagine que você está tentando entender um novo conceito. Uma pessoa pode preferir assistir a um vídeo explicativo, outra gosta de ouvir um podcast sobre o assunto, enquanto uma terceira prefere ler um texto bem-detalhado.
Essas diferenças não são por acaso! Existem três estilos de aprendizagem predominantes e cada pessoa porta um deles, enquanto alguns indivíduos se valem dos três simultaneamente.
Ao identificar seu estilo de aprendizagem, você pode adaptar seus métodos de estudo para que eles sejam mais eficazes para você.
Por exemplo, se é uma pessoa visual, pode criar mapas mentais, diagramas e utilizar flashcards para memorizar informações.
Já se você é auditivo, pode gravar as próprias explicações ou participar de debates em grupo. Se você é cinestésico, pode experimentar atividades práticas e simulações para fixar o conteúdo.
Na sequência dos subtópicos abaixo explicamos como funciona cada estilo de aprendizado em detalhes e contamos como você pode identificar o seu. Veja!
Saber o melhor método de estudo potencializa o aprendizado – Imagem: reprodução
Aprendizagem visual
As pessoas visuais são verdadeiros artistas do aprendizado! Elas adoram mapas mentais, diagramas e gráficos coloridos. Ao estudar, preferem livros com muitas ilustrações, vídeos e apresentações visuais.
Profissões como designer gráfico e arquiteto costumam atrair pessoas com esse perfil. Para potencializar o aprendizado, experimente utilizar aplicativos de anotações visuais para criar seus próprios materiais de estudo.
Aprendizagem auditiva
Os aprendizes auditivos são verdadeiros amantes da palavra falada, eles aprendem melhor ouvindo aulas, podcasts e audiobooks.
A música também pode ser uma aliada importante, criando um ambiente propício para a concentração. Gravar as próprias aulas ou participar de debates em grupo são ótimas estratégias para fixar o conteúdo.
Aprendizagem cinestésica
No caso dos aprendizes cinestésicos, há uma preferência pela exploração e o gosto por descobrir o mundo através do movimento. Eles aprendem melhor fazendo e experimentando.
Construir modelos, realizar experimentos e participar de atividades físicas são ótimas formas de fixar o conteúdo. Ao estudar, movimentar o corpo e interagir com os materiais pode fazer toda a diferença.
Como descobrir seu estilo de aprendizagem?
A maioria das pessoas possui uma combinação dos três estilos citados acima. Em outras palavras, ninguém é apenas visual, auditivo ou cinestésico.
O objetivo, portanto, é identificar qual é o estilo predominante para personalizar a forma de estudar e otimizar o aprendizado.
Você consegue fazer alguns testes online ou simplesmente observar como você aprende melhor no dia a dia.
Mas lembre que conhecer seu estilo de aprendizagem é apenas o primeiro passo. O mais importante é adaptar seus métodos de estudo para que eles sejam mais eficazes para você.
Com um pouco de prática e dedicação, você vai turbinar seus estudos e alcançar seus objetivos!
Comentários estão fechados.