Navegadores: quem leva a melhor na disputa entre Google Chrome e Microsoft Edge?

Microsoft Edge recebeu novas atualizações que o deixaram ainda mais leve, mas a liderança do Chrome é absoluta.

Estamos em 2023, mas muitas pessoas ainda se perguntam qual é o melhor navegador para usar. Isso porque, com tantas opções disponíveis, os usuários buscam uma plataforma leve, fácil de usar e com recursos de segurança para proteção de dados. Aqui, falaremos um pouco sobre duas famosas opções de navegadores. Confira!

Evolução dos navegadores a partir dos anos 2000

Até 2004, o Internet Explorer era o navegador principal de todos os computadores. Nesse ano, o navegador foi confrontado com uma novidade na área da tecnologia: o lançamento do Mozilla Firefox.

Anos mais tarde, em 2008, o Google lançou o Chrome, que hoje é considerado o navegador mais usado em todo o mundo, com mais de 3,3 bilhões de usuários.

A Microsoft lançou o Microsoft Edge para não perder seu espaço entre as ferramentas de navegação. Em 2020, o navegador foi atualizado com base no Chromium, mesmo código utilizado pelo Google Chrome em seu navegador.

O Chromium é considerado um software de código aberto. Isso significa que os usuários podem contribuir para evoluções e melhorias na navegação.

Como todo computador com Windows instalado já possui o Edge como navegador nativo, é importante conhecer suas funcionalidades para decidir qual é o melhor navegador para usar.

A seguir, veja uma análise entre o Microsoft Edge e o Google Chrome para decidir qual dos dois é melhor para sua realidade.

  • Google Chrome

O navegador mais popular do mundo conta com diversos recursos para tornar seu uso o mais fácil possível para as pessoas. Assim, a principal vantagem do Chrome hoje é oferecer extensões e ferramentas que complementam a navegação.

Para aqueles que usam muitas abas, há um recurso interessante no Chrome que se chama Abas em Grupo, para você adicionar abas de um mesmo tema no mesmo local.

Embora consuma muitos recursos, ele é considerado um navegador leve, que oferece sincronização com contas e dispositivos gerenciados pelo Google.

  • Microsoft Edge

Após perder espaço no mercado em razão do lançamento do Chrome, o Microsoft Edge hoje funciona de modo muito semelhante ao seu rival.

A principal diferença entre eles é o menor consumo de memória RAM pelo Microsoft Edge, quando comparado ao Google Chrome.

Mesmo se apresentando como um navegador mais leve, o Chrome consome muitos recursos no computador.

Nessa mesma linha, o Microsoft Edge também apresenta maior capacidade de bloquear malwares ou golpes de phishing, quando comparados com o Google Chrome.

Outras funcionalidades nativas do Edge são: o leitor imersivo, que transforma a página da web para fornecer uma leitura mais confortável aos usuários, abas verticais, além de apontar quando há cupons de desconto disponíveis para o uso em sites.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.