Qual número está faltando no último triângulo deste desafio matemático?
Prove que você tem um ótimo raciocínio ao resolver esse problema matemático que apenas poucos conseguem resolver.
Por meio dos desafios e testes de raciocínio nós conseguimos estimular a nossa mente a trabalhar melhor. Isso certamente expande as nossas possibilidades de pensamento e nos ajuda a compreender melhor o mundo a nossa volta. Por isso, trouxemos esse desafio de raciocínio matemático onde você precisa encontrar o número que falta. Confira o artigo na íntegra para tentar resolvê-lo.
Leia Mais: Desafio: Encontre os 12 pontos na imagem no melhor tempo possível
Entenda como se dá esse desafio
Nessa imagem nós encontramos quatro triângulos e cada um deles possui números em suas extremidades. Além disso, três desses quatro triângulos também possuem números no centro da figura. Entretanto, o último triângulo não possui um número no centro, mas apenas um sinal de interrogação. Esse então é o seu desafio: Conseguir encontrar qual o número que falta de acordo com o raciocínio lógico e matemático que determinou os três números anteriores.
Claro que para isso você precisará entender como se deu a escolha dos números anteriores, já que não foi ao acaso. Na verdade, existe aí um padrão que você precisa identificar, mas apenas poucas pessoas conseguem reconhecer qual seria ele. Assim, se você for um dos que conseguir acertar o número que falta, já pode se considerar muito inteligente!
Qual número está faltando?
No começo do desafio as pessoas acreditam que a soma dos números das extremidades forma o número que está no meio. Afinal, no primeiro triângulo há três números 4 que realmente somam 12. No entanto, perceba que nos demais triângulos a regra não se aplica de forma alguma.
Na verdade, a lógica do desafio consiste em um processo de multiplicação e subtração que resultam no número final. Caso isso pareça abstrato demais, confira aqui como se chegou ao resultado dos triângulos anteriores e como você deverá fazer o quarto:
- No primeiro triângulo: Multiplica-se 4 x 4 = 16, e subtrai 4, ou seja, 12;
- No segundo triângulo: Multiplica 5 x 2 = 10, e subtrai 1, ou seja, 9;
- No terceiro triângulo: Multiplica-se 3 x 3 = 9, e subtrai 8, ou seja, 1;
- Portanto, no quarto triângulo: Multiplica-se 2 x 8 = 16, e subtrai 9, ou seja, 7!
Comentários estão fechados.