Mesmo um pouco de luz em seu quarto pode prejudicar seu sono
Pesquisas mostram que limitar a exposição à luz elétrica, principalmente na hora de dormir, pode ter um efeito positivo no nosso bem estar.
Quando criança, o medo do escuro e de dormir distante dos pais à noite era solucionado com uma porta entreaberta, uma lâmpada ou uma daquelas luzes coloridas que se conectam a uma tomada. No entanto, a luz tem um grande impacto no sono. Exposições a grandes quantidades de luz à noite podem atrapalhar o sono e vir a comprometer a saúde, o bem-estar e a produtividade. Mas novas propostas visam corrigir esses padrões. Confira!
Leia mais: Recomendações que vão melhorar a qualidade do sono
Como a luz afeta o sono?
Diferentes tipos de luz e tempo de exposição têm efeitos diferentes no sono. A luz do sol e as lâmpadas brancas de alta intensidade, por exemplo, não interagem com o seu metabolismo da mesma maneira. De qualquer forma, a maior parte da perturbação do sono pela luz pode ser dividida em dois grupos:
- Efeitos sobre a melatonina;
- Ritmos circadianos.
O impacto da luz na melatonina
A melatonina funciona aumentando a sonolência, facilitando a transição entre a vigília e o sono. A produção de melatonina é dependente da ocorrência da escuridão e, por isso, a luz pode ser considerada a grande vilã do sono.
A retina detecta uma diminuição da luz natural no final da tarde como um gatilho para a glândula pineal começar a produzir hormônios do sono. Em outras palavras, o cérebro sabe que é hora de começar a se preparar para dormir porque recebe “sinais” diretamente dos olhos.
Minimize os efeitos da luz no sono
A higiene do sono se refere a um conjunto de técnicas utilizadas antes de dormir que promovem um sono mais saudável, ou seja, é a forma que você se prepara para dormir. Quando você for para a cama, comece a diminuir as luzes e a exposição aos eletrônicos, por exemplo, e evite usá-los para “embalar” o sono.
Confira a seguir algumas sugestões que podem melhorar a qualidade do seu sono:
- Fique atento ao nível de luminosidade das telas;
- Faça alguma atividade física pela manhã;
- Crie um rotina com horários fixos para dormir e acordar;
- Aumente a exposição à luz na parte da manhã;
- Um tempo antes de dormir, se desconecte dos aparelhos eletrônicos.
Comentários estão fechados.