Qual o melhor substituto para o açúcar refinado? Veja algumas opções
Entre as opções mais comuns estão o mel, o açúcar demerara ou mascavo e também a stevia. Saiba qual é a melhor.
Embora seja o mais consumido no Brasil, o açúcar refinado industrial implica numa série de desvantagens. Afinal, ele é praticamente nulo de vitaminas e nutrientes, pois passa por um processo agressivo de transformação. Assim, o açúcar da cana ganha um aspecto mais branco e intensifica-se o poder de adoçar. Além disso, é prejudicial para os diabéticos e também pode gerar o aumento de peso. Portanto, se você também busca saber qual o melhor substituto para o açúcar refinado, continue a leitura.
Leia mais: Confira alguns alimentos que ajudam na hidratação corporal.
Qual o melhor substituto para o açúcar refinado?
- Açúcar demerara ou mascavo
Ao contrário do açúcar refinado, esses exemplos de açúcares passam por menos processos industriais. Consequentemente, mantém o aspecto mais rústico de cor semelhante ao original da cana, bem como concentra mais nutrientes e vitaminas benéficos para o nosso corpo. Ainda assim, o seu consumo não impede o aumento da glicose no organismo, e segue sendo prejudicial para os diabéticos. Portanto, não seria ainda a melhor opção se o objetivo fosse tratar a doença.
- Mel
Semelhantemente, o mel também não evita a concentração da glicose no organismo. Porém, devem ser considerados todos os nutrientes e propriedades medicinais que estão presentes nele. Por exemplo, o mel pode contribuir como um anti-inflamatório poderoso e ajuda na manutenção da imunidade.
- Stevia
Talvez você não conheça a stevia por nome, embora ela seja comum nos mercados. Na verdade, trata-se do principal componente da maioria dos adoçantes para diabéticos vendidos no Brasil. Inclusive, a planta stevia é muito comum no Brasil e em outros países sul-americanos. Por fim, é certamente a melhor opção de substituição, visto que é nulo de influência sobre a glicose e adoça bem mais do que o açúcar. Ademais, vale ressaltar que o componente também é livre de calorias e contém nutrientes importantes para o nosso corpo.
- Frutose
Por fim, vamos falar do açúcar natural das frutas, a frutose. Em caso de consumo direto da fruta, não chega a ser muito prejudicial para diabéticos. Entretanto, quando é adicionada a outras açúcares, como o refinado, em sucos, essa concentração é maléfica. Dessa forma, vale considerar que os sucos podem ser tomados sem o açúcar refinado, pois as próprias frutas já são doces. Sendo assim, é necessário que haja apenas uma reeducação alimentar para se acostumar com o nível menos intenso de doce.
Comentários estão fechados.