Calendário de quando a tecnologia 5G deve chegar em sua cidade
O calendário de implementação do 5G no Brasil já está disponível.
Esperada por muitos, a tecnologia 5G está cada vez mais próxima de entrar em funcionamento no Brasil. Por conta disso, as grandes empresas provedoras de serviços de internet estão correndo contra o tempo para distribuir mais antenas ao redor do país. Curioso para saber quando o 5G deve chegar em sua cidade? Veja agora neste artigo.
Leia mais: Primeira fazenda com tecnologia 5G é lançada no Brasil
As capitais podem ficar despreocupadas
Inicialmente, a previsão é de que uma antena seja colocada a cada 100 mil habitantes. Para isso, as operadoras têm até julho de 2022 para implementar a tecnologia em todas as capitais brasileiras. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, no caso de outras cidades com mais de 500 mil habitantes, o cronograma se amplia até julho de 2025.
Cronograma de implementação do 5G no Brasil
- Até 31 de julho de 2022: para capitais e o Distrito Federal;
- Até 31 de julho de 2025: para cidades com mais de 500 mil habitantes;
- Até 31 de julho de 2026: para localidades com mais de 200 mil pessoas;
- Até 31 de julho de 2027: para municípios com mais de 100 mil habitantes;
- Até 31 de julho de 2028: para metade dos municípios com mais de 30 mil habitantes;
- Até 31 de julho de 2029: para municípios com mais de 30 mil habitantes;
- Até 31 de dezembro de 2029: municípios abaixo de 30 mil habitantes.
As vantagens do 5G no Brasil
Segundo especialistas, o 5G deve trazer grandes mudanças para a economia do país. Através da tecnologia, a velocidade da internet vai aumentar bastante, o que pode potencializar o desenvolvimento da inteligência artificial, processamento de dados, troca de informações e aumento da produtividade.
Ademais, como não é restrita apenas à conexão por meio de celulares, outros dispositivos domésticos podem receber grandes upgrades, como carros, eletrodomésticos e os próprios computadores. Por conta disso, há uma grande disputa entre as operadoras para oferecer o 5G no Brasil.
Inclusive, o grupo Vivo é o que mais tem antenas espalhadas pelo país, com cerca de 28 mil. Ainda assim, a empresa investe bastante na implementação de novas torres, instalando mais 98 só em fevereiro. Em segundo lugar está a Tim, com 26.658 torres.
Comentários estão fechados.