Crianças não devem consumir açúcar até os 2 anos

Esse ingrediente, além de causar diversas doenças, pode determinar o paladar da criança.

O Ministério da Saúde possui um documento chamado “Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos”, que tem como objetivo combater a obesidade infantil.

Neste guia, a pasta indica de que forma conduzir a alimentação das crianças e quando inserir determinados alimentos. Dessa forma, a idade de 2 anos se destaca como determinante.

Indica-se que se dê o leite materno até esta idade, acompanhado de alimentos in natura ou minimamente processados, sendo proibido o consumo de açúcar.

Veja também: Diabetes infantil: Saiba mais sobre essa doença que acomete cada vez mais crianças

Quando apresentar o açúcar para crianças?

De acordo com o guia do Ministério da Saúde, as comidas e bebidas das crianças não devem ser adoçadas de maneira alguma até os 2 anos de idade. Com isso, elas também não devem comer nada que leve açúcar ou qualquer outro ingrediente com propósito de adoçar a receita. No entanto, apesar de poder introduzir o açúcar após os 2 anos de idade, aconselha-se que ele continue sendo evitado ao máximo.

É necessário, então, se atentar ao uso desse ingrediente. Isso se dá não somente no consumo do açúcar propriamente dito em casa, mas na hora de fazer mercado também. Alimentos mais processados tendem a ter quantidades maiores do ingrediente, por isso, leia os rótulos e evite comprar esses itens para crianças. Essa compra ocorre muitas vezes em busca de lanches práticos, até para levar para escola, como sucos prontos, biscoitos, iogurtes, achocolatados etc.

Por que evitar o açúcar?

O açúcar é um alimento que está relacionado ao desenvolvimento de muitas doenças, e o hábito de consumi-lo em exagero normalmente começa quando criança. Isso ocorre pois a alimentação na infância irá influenciar como a pessoa se alimenta em toda vida, pois é nessa fase que ela conhece os alimentos e define o que gosta ou não.

Desse modo, quanto mais açúcar ela consome e quanto mais cedo esse ingrediente é introduzido, maiores as chances dela desenvolver um paladar que peça sempre por mais açúcar. Além disso, é natural que as crianças prefiram o sabor doce desde que nasceram. Sendo assim, se possuírem muito açúcar na sua rotina alimentar, elas tendem a rejeitar alimentos mais saudáveis que não trazem o sabor adocicado, como verduras e legumes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.