Quando o PIS de 2021 será depositado?
O abono salarial de 2021 não foi repassado à população e o abono de 2020 foi adiado. Por isso, vamos explicar quando o PIS será liberado e quem tem direito de recebê-lo.
Em 2020 e 2021, o abono salarial – benefício anual no valor máximo de um salário-mínimo vigente – não foi depositado para a população, visto que este recurso foi direcionado para auxiliar a manutenção de empregos durante a pandemia. Sendo assim, o PIS ano-base 2020/2021 foi adiado. Devido à alta demanda desse “saque duplo”, o pagamento será apenas em 2023 e ainda não tem data marcada.
Leia mais: Saque do PIS está disponível para meio milhão de pessoas
Mas, antes de qualquer coisa, é necessário saber quem realmente vai receber o PIS e quais são os requisitos. Confira abaixo.
Quem realmente deve recebê-lo
Confira abaixo as principais dúvidas quanto ao PIS adiado.
1. Quem pode receber o PIS?
Tem direito ao abono salarial quem:
- Recebeu em média 2 salários mínimos;
- Exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias no ano-base;
- Estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos, naquele ano;
- Tem carteira assinada;
- Está com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
2. Diferença entre PIS e Pasep
O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado. É possível saber quem tem direito através do aplicativo Caixa Trabalhador, site da Caixa e telefone de atendimento da Caixa (0800 726 0207).
Já o Pasep é destinado aos servidores públicos. É possível saber quem irá receber o benefício através dos telefones de atendimento do Banco do Brasil:
- Capitais e regiões metropolitanas: 4004-0001
- Demais cidades: 0800 729 0800
- Deficientes auditivos: 0800 729 0088
3. Como sacar o valor?
No caso dos trabalhadores de empresas privadas, é possível sacar o PIS nas agências da Caixa Econômica Federal (Documentos necessários: Identidade e Cartão do Cidadão) ou em caixas eletrônicos e lotéricas.
Quanto aos servidores públicos, é possível sacar o Pasep em agências do Banco do Brasil (Documentos necessários: Identidade) ou por transferência automática na conta de quem é cliente do banco.
Comentários estão fechados.