Saiba quando o trabalhador poderá receber o abono PIS/Pasep ano-base 2021

Quem esperava receber o valor do abono salarial em 2021 pode ter que aguardar um pouco mais.

O cronograma do abono salarial do PIS/Pasep em relação ao exercício laboral de 2020 foi finalizado em março. Cerca de 23 milhões de funcionários dos setores público e privado que exerceram sua atividade naquele ano conseguiram ter acesso ao valor de até um salário-mínimo.

Contudo, aqueles que trabalharam com carteira assinada no ano passado ainda estão com dúvida em relação à previsão de quando poderão receber o benefício. Nesse sentido, confira neste artigo quando o abono PIS/Pasep ano-base 2021 será liberado.

Leia mais: Restituição do IR 2022: Pagamentos começam ainda em maio; confira o calendário

Entenda quando será liberado o abono salarial PIS/Pasep de 2021

Os pagamentos do abono são feitos no ano seguinte ao período de trabalho. Assim, quem trabalhou em 2010 foi pago em 2011, e assim por diante. No entanto, para economizar durante a pandemia, o governo federal adiou as restituições referentes a 2021.

Com isso, quem trabalhou formalmente no ano passado só terá direito ao benefício em 2023, até o mês de dezembro. Além disso, é preciso considerar que o governo federal deverá ter um orçamento que permita encaixar um gasto de quase R$ 21 bilhões.

Quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep ano-base 2021?

Para ter acesso aos benefícios do abono salarial do PIS/Pasep, é preciso que o trabalhador esteja dentro de alguns critérios específicos. Se esse for o caso, é possível receber até um salário-mínimo. Alguns dos requisitos envolvem ter pelo menos 30 dias de trabalho com carteira assinada em 2021, ser inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos, ou seja, a partir de 2017, e, em média, ter recebido até dois salários mínimos mensais em 2021.

Além disso, é preciso que o trabalhador também esteja com todos os dados atualizados e informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial. Ao atender a todos esses critérios, o funcionário poderá receber o valor do abono salarial quando ele for liberado pelo governo através das instituições competentes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.