Quantas vezes é possível dobrar uma folha de sulfite A4?
Esses exercícios colocam em prática a compreensão do crescimento exponencial, que estudamos na Matemática e na Física.
Dobrar uma folha de papel de formato A4 é uma tarefa aparentemente simples e comum de se fazer no dia a dia.
Porém, isso também se torna altamente complexo quando é feito repetidamente no mesmo item. Muitos não conseguem ir além de sete dobras em sequência. Há até um recorde mundial que supera esse número: 12 dobras na folha de papel A4.
Quanto mais se dobra a mesma folha, mais difícil fica conseguir fazer o mesmo novamente, isso tem uma explicação simples na Física e na Matemática.
Por que é difícil dobrar uma folha de papel A4?
A dobra no papel A4 é uma forma de entender, na prática, o que é o crescimento exponencial na Matemática. A cada dobra, a espessura da folha aumenta em dobro. Isso, consequentemente, eleva a dificuldade para dobrar mais o papel.
Atualmente, o recorde de 12 dobras pertence à estudante Britney Gallivan, que conseguiu o feito em 2002. Há mais de 20 anos ninguém consegue atingir esse feito, o que mostra o desafio que isso representa.
Ainda assim, a menina recordista precisou usar uma folha um pouco maior. Na oportunidade, ela empregou um papel de seda com mais de um quilômetro de comprimento, o que tornou possível superar as sete dobras.
Com isso, foi criada uma equação para calcular como seria possível dobrar tudo.
Estudo mostra que é possível superar recorde
Apesar de até hoje ninguém ultrapassar as 12 dobras, estudos mostram que é possível ir além e chegar a 14.
O ‘Intervalo de Curvatura’ foi publicado na revista Ciência Latina, em 2022, e divulgou novas fórmulas matemáticas para mostrar como quebrar tal barreira. Na prática, dobrar uma folha de sulfite A4 sete vezes a deixa tão espessa quanto um caderno.
Se fizer isso 21 vezes, é possível alcançar 146 metros de altura, maior que a cobertura de um estádio de futebol. Por fim, seria possível chegar ao sol se conseguisse dobrá-la 50 vezes.
Comentários estão fechados.