Quanto custa carregar um carro elétrico no Brasil?
Saiba qual é o custo-benefício desse tipo de automóvel e se vale a pena ter um.
Os carros elétricos geram diversas dúvidas para os interessados em adquiri-los. Dentre elas, uma das mais comuns é a de quanto custa carregar um carro elétrico no Brasil. Afinal, todo mundo quer saber o custo-benefício desse tipo de automóvel antes de, finalmente, fazer a compra. Com isso, para te ajudar a esclarecer essa dúvida, confira os próximos tópicos deste artigo.
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Comparando os custos do carro convencional com os do carro elétrico
Para fazer uma boa análise, o ideal é comparar os custos de um carro convencional com os custos de um carro elétrico. Para isso, é preciso calcular quanto custa encher o tanque de um automóvel que é movido a combustão. Esta é a maneira como a maioria dos carros funciona atualmente, podendo ser à base de etanol ou gasolina, quando o veículo é do tipo Flex.
Fazendo o cálculo do carro convencional
A média da capacidade do tanque dos carros convencionais mais vendidos do Brasil é de 60 litros. Com isso, para fazer esse cálculo, foi utilizada a média dos preços do etanol e da gasolina em todo o Brasil, no momento em que esse artigo está sendo redigido. Temos, então, os seguintes resultados:
- Preço do litro do etanol: R$ 4,81
- Preço do litro da gasolina: R$ 6,32
- Capacidade do tanque: 60 litros
Com isso, para abastecer por completo um veículo com essa capacidade de tanque, você precisaria de:
- Etanol: R$ 288,60
- Gasolina: R$ 379,20
Lembrando que esses valores podem variar, caso o preço na sua cidade seja diferente e se a capacidade do tanque do seu veículo for maior ou menor.
Fazendo o cálculo do carro elétrico
Já no caso dos carros elétricos, é bem mais fácil fazer este cálculo. Isto porque, os carros elétricos da Nissan, por exemplo, já fornecem uma estimativa bem precisa para a carga completa do veículo movido a eletricidade, como é o caso do Nissan LEAF.
Segundo a fabricante, o motorista precisaria pagar em torno de R$ 50,00 para fazer a recarga completa da bateria, sendo esse, portanto, o custo necessário para o “abastecimento total” do carro elétrico.
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