Quanto fatura um influenciador digital?
Com o crescimento do mercado, hoje os influencers não estão restritos apenas aos seus canais do YouTube, e outras redes estão ganhando força.
No primeiro dia do FIRE Festival 2022, na Expominas, em Belo Horizonte, o tema abordado foi marketing e produção de conteúdo. O mercado digital conta com mais de dois milhões de trabalhadores e movimenta mais de US$ 100 bi por ano no mundo todo.
Leia mais: Marketing de influência avança para a humanização
Neste evento, marcaram presença vários influenciadores digitais que deram palestras sobre o assunto. Uma das maiores consultorias é com a influenciadora e criadora da empresa YOUPIX, Bia Granja. Ela comentou que o termo “influenciadora” surgiu bem antes do ambiente digital, acrescentando que em 2014 aconteceu o grande estalo da profissão e que agora estão em um novo momento no mercado.
Ela ressalta ainda que, em meados de 2014, a ferramenta era mais usada para influenciar o consumo de produtos, mas hoje descobriu-se que existem outras formas de ganhar dinheiro com o universo digital.
Há também novas formas do criador de conteúdo explorar o mercado, como a criação de comunidades para os membros no YouTube, a criação de novos produtos, novos serviços, mentorias e consultorias para o público em geral.
Apesar de existir um leque de possibilidades de fonte de renda, muitos veem somente a publicidade, mas ela corresponde somente a metade do valor que os influenciadores recebem. Bia afirma também que é preciso olhar além da publicidade.
Existe uma dúvida sobre a diferença entre CRIADOR x INFLUENCIADOR, mas a empresária Ana Paula Passarele ressaltou essas diferenças. Segundo ela, o criador trata mais da parte estratégica e criativa, enquanto o influenciador tem a capacidade de comunicação. É possível ser os dois? Sim, como também é possível ser apenas um deles.
Ana Paula comentou também que na pandemia muita gente perdeu o emprego, e notou nos seus seguidores uma forma de conseguir uma renda extra, uma oportunidade de conseguir sair das dívidas e pagar seus boletos.
Muitos se questionam como ser um bom influenciador, ou o que faz alguém ser um bom influenciador? A resposta pode ser simples: possuir a habilidade de uma boa comunicação, não só colecionar números, mas sim manter o contato com seu público e gerar engajamento, os assuntos que aborda e a forma como aborda, e saber se as pessoas estão interessadas e te procuram pelo assunto que você trata.
Hoje em dia, uma das plataformas com grande crescimento no Brasil e no mundo é o TikTok. Nele estão surgindo grandes criadores de conteúdo e influenciadores, tornando-se uma grande tendência na busca por conteúdos educacionais, e uma forte aliada para algumas marcas. Além disso, o aplicativo também tem sido utilizado como ferramenta de pesquisa, como o Google.
Comentários estão fechados.