Quanto ganha um Dançarino? Bailarinas do Faustão, Coreógrafos

Dançarinos e coreógrafos expressam ideias e histórias em performance, usando a dança. Saiba qual é o salário destes profissionais da dança.

0

Dançarinos e coreógrafos expressam ideias e histórias em performance, usando a dança. Existem muitos tipos de dança, como balé, tango, dança moderna, sapateado e jazz.

Dançarinos normalmente têm as seguintes atribuições:

  • Fazem audições para shows ou trabalhos dentro de uma companhia de dança.
  • Aprendem movimentos de dança complexos que entretenham o público.
  • Ensaiam várias horas todos os dias para preparar seu desempenho.
  • Estudam novos e emergentes tipos de dança.
  • Trabalham de perto com instrutores ou outros dançarinos para interpretar ou modificar coreografias.
  • Participam de eventos promocionais.

Dançarinos passam anos aprendendo danças e aperfeiçoando suas habilidades. Eles costumam atuar como parte de um grupo e em uma variedade de estilos. Destes podem incluir balé, teatro musical e dança moderna. Muitos se apresentam na TV, em vídeos na Internet e em videoclipes.

Muitos dançarinos se apresentam em shows em clubes, parques temáticos e em navios de cruzeiro.

Os coreógrafos normalmente têm as seguintes atribuições:

  • Criam danças ou interpretações de danças existentes.
  • Escolhem a música que acompanhará uma rotina de dança.
  • Escolhem dançarinos para um papel em um show ou dentro de uma companhia de dança.
  • Auxiliam no figurino, iluminação e outros aspectos artísticos de um espetáculo.
  • Ensinam movimentos complexos de dança.
  • Estudam novos e emergentes tipos de dança para desenhar rotinas de dança mais criativas.
  • Ajudar com os deveres administrativos de uma companhia de dança, como orçamentação.

Os coreógrafos criam danças originais e desenvolvem novas interpretações das danças existentes. Eles trabalham em teatros, companhias de dança e estúdios de cinema.

Durante os ensaios, eles geralmente demonstram movimentos de dança, para instruir os dançarinos na técnica apropriada. Alguns coreógrafos trabalham com artistas que não são dançarinos.

Por exemplo, as cenas complexas de artes marciais nos filmes são organizadas por coreógrafos especializados em artes marciais.

Algumas pessoas com formação de dança se tornam professores de dança.

Ambiente de trabalho

A maioria dos dançarinos trabalham em empresas de artes cênicas ou com aulas particulares. Muitas companhias de dança fazem turnê durante parte do ano, e dançarinos e coreógrafos nessas empresas viajam por meses a fio.

Lesões e Doenças

A dança prejudica o corpo de uma pessoa, portanto lesões no trabalho são comuns. Muitos dançarinos param de se apresentar por volta dos 30 anos por causa das exigências físicas de seu trabalho. Dançarinos que não desempenham mais a função podem continuar a trabalhar como coreógrafos, diretores ou professores de dança.

Horários de trabalho

Horários para dançarinos e coreógrafos variam, dependendo de onde eles trabalham. Durante as turnês, os dançarinos e coreógrafos passam a maior parte do dia em ensaios e têm apresentações à noite, dando-lhes longos dias de trabalho.

Alguns trabalham meio período em navios de cruzeiro e parques temáticos. Embora os coreógrafos que trabalham em escolas de dança possam ter uma semana de trabalho padrão quando estão instruindo os alunos, eles passam horas criando novas rotinas de dança.

Educação e treinamento

Muitos bailarinos começam a treinar quando são jovens e continuam aprendendo em suas carreiras. Os bailarinos começam a treinar geralmente entre as idades de 5 e 8 anos para as meninas e, alguns anos depois, para os meninos. Seu treinamento se torna mais sério à medida que entram na adolescência, e a maioria dos bailarinos começa suas carreiras profissionais aos 18 anos.

As principais companhias de dança têm, às vezes, programas de treinamento de verão, dos quais às vezes selecionam candidatos para admissão em seus programas regulares de treinamento em tempo integral.

Alguns dançarinos e coreógrafos buscam educação superior. Muitas faculdades e universidades oferecem bacharelado ou mestrado em dança.

O ensino de dança na faculdade, ensino médio ou ensino fundamental requer um diploma universitário. Alguns estúdios de dança e conservatórios preferem instrutores que tenham um diploma, mas podem aceitar experiência anteriores, em vez de um grau.

Salário

O Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro apresenta uma tabela de cachês para a categoria. Os valores servem de base para uma perspectiva nacional da profissão.

Bailarinas do Faustão

Em entrevista ao portal UOL, a ex-bailarina do Faustão, Kamila Covas, revelou que o salário das profissionais que dançam no programa dominical é de R$ 2.500 líquidos.

Perspectivas de emprego

Dançarinos e coreógrafos enfrentam intensa competição, e espera-se que o número de candidatos exceda amplamente o número de vagas de emprego.

Profissionais que frequentam escolas ou conservatórios associados a uma companhia de dança podem ter uma chance maior de encontrar trabalho do que outros.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.