Quanto Ganha um Eletricista?

O profissional pode trabalhar tanto na área civil, como também na industrial. Saiba agora quanto ganha um eletricista no Brasil.

O eletricista é o profissional que cuida das instalações, reparos e vistorias nos sistemas elétricos. Sendo assim, pode atuar em instalações de residenciais, industriais ou prediais.

Mercado de trabalho para eletricista

Portanto, independente das áreas de atuação citadas acima, o profissional vai realizar funções como de vistoria de instalações, execução de instalações e elaboração de projetos.

Bem como a elaboração de propostas comerciais e a manutenção. E é justamente a área da manutenção o alvo da maioria dos eletricistas. Isso porque nela os profissionais desempenham ações técnicas e administrativas visando o manter itens elétricos em perfeito estado de funcionamento.

Além disso, a área da manutenção é dividida em três partes, a preventiva, preditiva e corretiva. Na primeira, o eletricista realiza inspeções e ações visando manter instalações e equipamentos em bom funcionamento, evitando possíveis situações de defeitos.

Por outro lado, na manutenção preditiva, são feitos planejamentos e acompanhamentos dos equipamentos, isso de acordo com sua vida útil. Desta forma, são feitas substituições dos equipamentos que estão com vida útil perto do limite.

Por fim, temos a manutenção corretiva, que se trata dos consertos. Ou seja, o profissional faz reparos em equipamentos, dispositivos ou instalações que já apresentaram defeitos. De modo geral, é a forma mais comum e utilizada.

Embora o trabalho dos profissionais em residencias seja bastante conhecido, ele também pode atuar nas mais diversas instalações elétricas. Portanto, eletricistas podem trabalhar com máquinas, motores, painéis, aparelhos e demais sistemas elétricos. Tanto na área civil, quanto na industrial.

Salário

De acordo com o levantamento salarial do site Catho, a remuneração média de um eletricista no Brasil é de R$ 1.788,46. Entretanto, o valor é variável. Muitos profissionais trabalham para empresas, porém outros preferem o trabalho autônomo, o que varia o salário final.

Além disso, a localidade, tempo de serviço e tipo de serviço também afeta no salário final do trabalhador. Isso porque ele pode atuar tanto em instalações simples, como em casas, como em mais complexas, na área industrial, por exemplo.

Sendo assim, para se tornar um profissional eletricista é preciso realizar um curso técnico em Elétrica, ou em Eletrotécnica. O curso é oferecido em diversas escolas profissionalizantes ao redor do país.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.