Quanto tempo as abelhas vivem?
As abelhas são insetos voadores da superfamília Apoidea. Existem mais de 16.000 espécies diferentes de abelhas.
As abelhas são insetos voadores da superfamília Apoidea. Existem mais de 16.000 espécies diferentes de abelhas. A abelha-europeia está entre as mais conhecidas, especialmente para a produção de cera de abelha e mel.
Elas são insetos sociais que vivem em colônias, que contêm uma média de 60.000 abelhas. As abelhas são eussociais, significando que cada colônia tem três grupos ou castas de abelhas: uma rainha fértil, zangões e operárias estéreis.
A maioria das abelhas em uma colmeia são operárias, enquanto há entre 200 e 300 zangões responsáveis pelo acasalamento com a rainha. A vida útil de uma abelha varia dependendo da sua casta.
Os zangões têm o menor tempo de vida porque morrem logo após o acasalamento. As operárias normalmente vivem entre 45 e 60 dias, mas fatores como dieta, condições climáticas, saúde individual e inimigos afetam sua vida útil.
O ciclo de vida das abelhas
Como a maioria dos insetos, as abelhas sofrem uma metamorfose completa. As abelhas começam como ovos, antes de se transformarem em larva, pupa e, finalmente, em insetos adultos.
A abelha-rainha forma uma colônia durante o inverno e começa a botar ovos no favo de mel. Além disso, ela determina quais abelhas se tornarão zangões ou operárias, escolhendo quais ovos fertilizar. Ovos fertilizados se desenvolvem para se tornarem operárias, enquanto ovos não fertilizados se desenvolvem em zangões.
Larva
Os ovos se desenvolvem em larvas depois de três dias. Durante este período, as larvas crescem rapidamente e não saem da colmeia. Durante os primeiros três dias, os filhotes se alimentam de geleia real, mas depois do quarto dia, apenas as rainhas em potencial são alimentadas com geleia real, enquanto o restante se alimenta de pólen e mel. O estágio larval dura por um período de seis dias.
Pupa
Após seis dias, a larva começa a se transformar em uma pupa. Começa a parecer uma abelha, enquanto desenvolve pernas, asas e olhos. Além disso, o pelo começa a cobrir seu corpo. Durante esta fase, a temperatura afeta o crescimento das pupas.
Se a temperatura cair, uma pupa demora mais para se desenvolver. Durante a última fase, as pupas criam um fino casulo de seda. O estágio de pupa dura 12 dias, mas a rainha se transforma mais rápido que zangões e operárias.
Tempo de vida de abelhas adultas
A vida das abelhas adultas varia dependendo do papel e do nicho da casta.
Abelha rainha
A abelha rainha põe ovos e produz a próxima geração de abelhas. Durante sua vida, uma rainha pode colocar milhares de ovos. Uma abelha rainha vive entre dois e cinco anos, mas precisa de abelhas operárias para fornecer abrigo e comida.
Abelhas operárias
As abelhas operárias são as menores em tamanho e compõem a maior proporção de abelhas em uma colônia. De fato, pode haver entre 25.000 e 80.000 abelhas operárias em uma colônia. Os trabalhadores vivem entre seis e oito semanas, e sua principal responsabilidade é cuidar dos ovos até que eclodam, alimentar a rainha e proteger a colmeia.
Abelhas zangões
Zangões acasalam com a rainha e morrem logo após o acasalamento. Além disso, zangões que não têm sucesso no acasalamento são expulsos da colônia e acabam morrendo de fome e frio.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.