Pesquisa diz que brasileiros passaram mais de 41 anos na internet durante a vida
Hábitos de consumo dos brasileiros indicam muitas horas na internet e pouca preocupação com a segurança no mundo digital.
Recentemente, uma pesquisa feita pela NordVPN, uma especialista em cibersegurança, divulgou diversos dados sobre os hábitos de consumo dos brasileiros na internet. Algumas dessas revelações são muito interessantes, como o fato de que o tempo médio conectado na web no Brasil é de quase 14 horas. Por conta disso, com uma expectativa de vida de 75,9 anos, cada pessoa passa mais de 41 anos na internet durante sua vida.
Leia mais: Você sabe quanto tempo é saudável estar conectado à internet por dia?
Como a pesquisa foi feita?
Basicamente, em janeiro de 2022, a empresa reuniu brasileiros maiores de 18 anos para uma série de entrevistas. De acordo com as respostas, chegaram à conclusão de que, em média, estas pessoas se conectam das 8h33 às 22h13 diariamente na internet. É um cálculo de 91 horas de uso semanal, o que equivale a 197 dias por ano.
Esses números são, em sua maioria, investidos em entretenimento. No total, são 72 horas em redes sociais, jogos e nos aplicativos de streaming, onde assistem séries e filmes. Além disso, das pessoas que vão passar a maior parte da sua vida na internet, quase 50% depende dela para a maioria dos seus hobbies.
Por essa razão, 36% dos entrevistados não conseguem se imaginar sem internet por um dia. Este é um sinal claro de que a sociedade, especialmente a brasileira, está cada vez mais dependente da rede mundial de computadores para seus afazeres, tanto para atividades de lazer quanto para o trabalho.
Inclusive, é por esse motivo que cada vez grandes companhias do mercado de tecnologia investem no mundo virtual, como as polêmicas NFTs e a criação do “metaverso” pelo Facebook. Portanto, esse número de horas diárias conectados na internet só tende a aumentar, visto que há um investimento massivo nesse universo.
O problema com a cibersegurança
O problema é que, além de muitas horas conectados, os brasileiros possuem pouquíssima preocupação com a segurança virtual. Por conta disso, é muito fácil encontrar dados vazados na web, como data de nascimento, endereço, estado civil e, em alguns casos, até mesmo informações bancárias.
Isso acontece porque se tornou um hábito compartilhar informações pessoais de forma excessiva, principalmente pelo crescimento das redes sociais. Além disso, é muito comum que pessoas com menos instrução caiam em malwares transmitidos através de links suspeitos, especialmente no WhatsApp.
Comentários estão fechados.