Pesquisa aponta que 3 em cada 4 brasileiros jogam videogame
O celular é a plataforma mais popular entre os gamers brasileiros.
Segundo um levantamento feito pelo Pesquisa Game Brasil, 3 em cada 4 brasileiros jogam videogame. Assim como nos anos anteriores, o celular é a plataforma mais popular entre os amantes de jogos, representando cerca de 48,3% desse público. Além disso, quase 75% da população brasileira joga alguma coisa nas principais plataformas: consoles, PCs e smartphones.
Leia mais: Como ganhar dinheiro extra jogando videogame?
A pesquisa
Realizada no começo de 2022, a pesquisa ouviu cerca de 13.051 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 11 de fevereiro e 7 de março. Através dela, foi possível perceber que houve um aumento de 2,5 pontos percentuais na quantidade de pessoas que disseram jogar em alguma plataforma.
Ademais, para 76,5% desses entrevistados, os jogos eletrônicos são a principal forma de entretenimento, acima de filmes, atividades físicas etc. Foi um aumento de quase 9 pontos percentuais em relação a 2021. Inclusive, as mulheres representam a maior parcela do público de games eletrônicos no país (51%).
Além disso, a pesquisa levantou dados sobre a etnia e faixa etária do público gamer. Nesse caso, a população parda ou preta representa 49,4% da soma, enquanto as pessoas declaradas brancas fazem parte dos 46,6%. Se tratando da idade, aqueles entre 20 e 24 anos são a grande maioria dos jogadores, assumindo 25,5% do total.
Smartphones como a plataforma mais popular
No geral, os aparelhos celulares são de longe a plataforma favorita entre os jogadores brasileiros. Em seguida, estão os computadores, que representam 23,3%, e os consoles, com 20%. Além disso, de acordo com a pesquisa, os smartphones também conseguem reter mais o público em uma média diária (33,2%). Enquanto isso, nos computadores, quem joga diariamente representa 15,3% do público, e nos consoles, 11,8%.
Essa diferença entre celulares e outras plataformas se dá por diversos motivos. Primeiro, o aparelho é muito mais acessível e está presente na casa da maioria dos entrevistados. Além disso, a popularidade de jogos como Free Fire trouxe uma onda de novos gamers, que se mostram cada vez mais engajados. Inclusive esse foi um fator que contribuiu bastante para o aumento de partidas online.
Comentários estão fechados.