Quase da idade do Brasil: tubarão-da-Groenlândia de 518 anos é avistado no Caribe
O animal é considerado o vertebrado vivo mais antigo do planeta.
Recentemente, enquanto realizavam um senso para mapear os movimentos de uma população de tubarões-tigre, um grupo de biólogos marinhos se depararam com um tubarão-da-Groenlândia.
O que deixou a comunidade científica internacional perplexa com esse achado foi o lugar onde ele foi feito, nos arredores de Belize, um país caribenho localizado na costa leste da América Central.
Como se isso já não bastasse, ao examinar o animal, os especialistas conseguiram apontar que ele provavelmente nasceu por volta de 1505. Ou seja, esse gigante em questão tinha incríveis 518 de vida.
(Imagem: Hemming1952/Wikimedia Commons/reprodução)
O que o animal fazia tão longe do seu habitat?
O biólogo e professor Julius Nielsen, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, é um dos maiores expoentes do mundo quando o assunto é estudar a vida do tubarão-da-Groenlândia.
Foram justamente as pesquisas desse especialista que indicaram a incrível longevidade desse animal. Para se ter uma ideia, os primeiros espécimes estudados tinham cerca de 400 anos de idade.
Porém, em todos os estudos feitos as autoridades no assunto foram unânimes em apontar um fato: todos os exemplares de tubarão-da-Groenlândia advêm do ártico e seus mares circundantes.
Por esse motivo, os biólogos que encontraram o exemplar de 518 anos não sabem dizer ao certo o que ele estava fazendo no Caribe, que fica milhões de quilômetros ao sul de onde ele deveria estar.
Inclusive, há uma preocupação de que esse animal em específico e outros de sua espécie que possam estar na área venham a sofrer com as mudanças de temperatura e ambiente que existem entre o seu local de origem e as águas mais quentes da América Central.
Comentários estão fechados.