Quatro grandes asteroides sobrevoaram a Terra NESTA mês e ninguém notou
Felizmente, os asteroides que sobrevoam a Terra não apresentam riscos ao planeta.
Um grande quarteto de asteroides está passando pelo planeta Terra esta semana, porém todos eles passarão sobre nós com milhões de quilômetros de distância, de acordo com a NASA, que é a agência do governo dos Estados Unidos responsável pelos programas de exploração espacial. A seguir saiba mais sobre eles.
Asteroides sobrevoando a Terra chamam atenção
Estes quatro asteroides que estão sobrevoando o nosso planeta nesse momento estão passando a cerca de 4,6 milhões de milhas (7,5 milhões de quilômetros) de nós, porém estão perto o suficiente para fazer parte da lista de asteroides potencialmente perigosos (PHA) da NASA. De acordo com o gráfico semanal de passagens de asteroides, nenhum deles chegará a menos de 2,2 milhões de milhas (3,5 milhões de km).
Esses grandes sobrevoos de rochas espaciais desta semana tiveram início com o asteroide 2012 DK31, que mede cerca de 450 pés (137 metros) de diâmetro e é mais largo do que um arranha-céu de 40 andares. É alto! Ele passou a cerca de 3 milhões de milhas (4,8 milhões de km) da Terra nesta segunda-feira dia, 27.
Embora a distância de aproximação do 2012 DK31 atenda aos requisitos PHA da NASA, a mesma projetou seu caminho para os próximos 200 anos e descobriu que o 2012 DK31 não representará nenhum risco de impacto.
Play Sound
Um segundo grande asteroide chamado 2006 BE55 sobrevoou a Terra no último dia 28, a 2,2 milhões de milhas do nosso planeta. Com 450 pés de diâmetro, ele tem cerca do mesmo tamanho do 2023 DK31 e leva até cinco anos para nos orbitar, de acordo com a Livescience.
Na sexta-feira, 3, mais dois grandes asteroides passaram perto da Terra, incluindo a maior das quatro rochas espaciais da semana. O primeiro foi o batizado como 2007 ED125, que tem cerca de 213 metros de diâmetro, o que o torna do tamanho de um grande estádio de futebol. Ele promoveu o maior dos sobrevoos da semana.
Este asteroide estava a quase 2,8 milhões de milhas (4,4 milhões de km) da Terra durante o seu sobrevoo, de acordo com a NASA. O segundo maior é o 2021 QW, com seus 250 pés (76 m) de diâmetro, que passou a 3,3 milhões de milhas (5,3 milhões de km) da Terra.
Na verdade, havia mais dois asteroides voando sobre a Terra na sexta-feira. Ambos são do tamanho de um avião grande, porém muito menores que 2007 ED125 e 2021 QW. Um deles é chamado 2017 BM123 e tem 190 pés (58 m) de largura, que passou por cerca de 2,9 milhões de milhas (4,6 milhões de km).
O outro é um asteroide recém-descoberto, que é chamado 2023 DX e que passou a 2 milhões de quilômetros da Terra. Ele foi detectado pela primeira vez na segunda-feira, 27, de acordo com a NASA.
Muitos pesquisadores e outros cientistas de todo o mundo examinam regularmente os céus em busca de asteroides que possam um dia representar um risco de impacto. Além de observar e rastreá-los com telescópios, esses pesquisadores e astrônomos podem utilizar antenas de rádio como a instalação Goldstone da NASA com a Deep Space Network para fazer observações de radar de passagem de rochas espaciais.
Comentários estão fechados.