Produções de quatro montadoras são paralisadas no Brasil, levantando rumores de crise

Montadoras do setor automobilístico anunciaram paralisação da produção durante os próximos dias, causando rumores de crise no Brasil.

Na última segunda-feira, dia 20, quatro montadoras anunciaram a paralisação de produção em algumas fábricas no Brasil. Até o momento, Hyundai, General Motors, Stellantis (responsável pelas marcas Fiat, Peugeot e Citröen) e Volkswagen confirmaram as pausas.

Após a confirmação, um clima de crise se instalou e surgiram dúvidas sobre possíveis dificuldades. Altos valores no mercado automobilístico, escassez de peças e influência da economia global foram citados durante o anúncio. De acordo com informações do G1, as montadoras concederão férias coletivas a seus funcionários nos últimos dias de março e nos primeiros dias de abril.

As montadoras suspendem fabricação

Todas as quatro empresas afirmam que a paralisação do serviço se deve ao cenário conturbado na economia global, o que leva a crer que a escassez de peças não é o motivo principal. A influência da economia fez com que os preços dos carros subissem e crescessem de forma significativa durante os últimos anos.

Para as fabricantes, o ideal é ajustar o período de produção dos carros e evitar um acúmulo de automóveis nos estoques, o que se deve aos preços elevados no cenário atual.

Pronunciamentos

Stellantis

A partir da última quarta-feira, 22, a equipe dará férias coletivas para um dos turnos da fábrica em Goiana (PE). Os dias de descanso serão estendidos até o dia 10 de abril. Outro turno atuante, portanto, estará de férias a partir da próxima segunda-feira, 27, até o dia 6 de abril.

Volkswagem

Na fábrica de Taubaté (SP), cerca de mil trabalhadores terão férias a partir do dia 27 de março. De acordo com o anúncio, será para a “manutenção de linha de produção”.

Hyundai

A Hyundai se manifestou dizendo que dois mil funcionários da produção e da administração das equipes, atuantes em Piracicaba (SP), estarão de férias do dia 20 de março até o dia 2 de abril. Os motores continuarão sendo fabricados, e a intenção é fazer com que não haja acúmulo no estoque.

General Motors

Atuante na região Vale do Paraíba, a General Motors anunciou que três mil funcionários que atuam na região de São José dos Campos (SP) terão alguns dias de descanso. As férias coletivas terão início na próxima segunda-feira, 27, reduzindo a produção em 80% da demanda atual também pelo motivo do acúmulo de estoque.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.