Quem for prestar o Enem 2024 deve se atentar a essas mudanças
O Exame Nacional do Ensino Médio sofrerá algumas mudanças para 2024. Se você for prestar, precisa estar por dentro dessas alterações; veja!
Os alunos do ensino médio atual e demais estudantes que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 precisam se atentar, pois a prova sofrerá algumas alterações dentro dos próximos anos. Conforme vem sendo anunciado há algum tempo, será preciso se preparar para as alterações que serão incorporadas nas provas. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre as mudanças no Enem.
Alterações derivam da reformulação do ensino médio
Pode-se dizer que o Enem é uma das (se não a) prova mais importante para os estudantes do Brasil inteiro, já que por meio dele é possível disputar vagas em diversos cursos de graduação, espalhadas por várias instituições de ensino brasileiras.
Acompanhando as mudanças no ensino médio, que chegaram em 2020, sendo chamado de novo ensino médio, a prova do Enem também passará por alterações. O novo ensino médio foi implementado inicialmente para os alunos da 1ª série, depois para a 2ª, e neste ano de 2023 chega para os estudantes do último ano dessa fase escolar.
Mudanças no Enem
Com a mudança em todo o ensino médio, as alterações para o Enem de 2024 serão as seguintes, conforme divulgado pelo próprio Ministério da Educação (MEC):
- Agora a prova também terá questões dissertativas, onde é preciso elaborar a resposta em palavras, não somente assinalando uma das alternativas pré-estabelecidas;
- A primeira prova terá questões sobre os tópicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), agora totalmente incorporada no ensino médio, tanto público quanto privado;
- Além das questões, a primeira prova terá também uma redação;
- Já a segunda prova será composta de questões sobre os itinerários formativos, com foco principal em quatro bases estruturais, que são: processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, investigação científica e empreendedorismo.
O MEC ainda não se manifestou sobre as questões dissertativas, como qual será o padrão adotado ou como será feita a cobrança dos conteúdos. Entretanto, o fato é que esse tipo de pergunta estará presente nas provas do Enem 2024, então, é melhor que os alunos já iniciem a preparação adequada o quanto antes.
Comentários estão fechados.