Quem tem colesterol alto pode comer ovos?

Pesquisas recentes discutem sobre ovos serem bons ou não para a saúde.

Quem faz dieta sabe que os ovos são indicados pelos nutricionistas devido ao seu alto valor proteico e baixa quantidade de calorias. Porém, esse alimento é conhecido por ser uma grande fonte de gordura, o que preocupa pessoas com colesterol alto. Por isso, reunimos neste artigo informações de algumas pesquisas sobre os ovos serem bons ou não para a saúde.

Você está tentando levar um estilo de vida mais saudável? Então, confira este texto e saiba um pouco mais sobre os alimentos que você consome. Boa leitura!

Continue lendo: Veja quais são os 4 melhores alimentos para quem tem colesterol alto

Afinal, é indicado ou não consumir ovos?

Realmente, alimentos derivados de animais, como carnes, leite e ovos são ricos em gorduras. Inclusive, alguns estudos já observaram a relação entre o consumo desses alimentos, principalmente ovos, com maiores chances de problemas cardíacos. Além disso, os ovos são bastante consumidos fritos e em seu preparo vão outros alimentos arriscados para quem tem colesterol alto, como óleos. Para quem não tem condições especiais de saúde, é considerado saudável o consumo de 7 ovos por semana.

Porém, em outros casos, este consumo tende a ser prejudicial para a saúde. Quem tem diabetes, por exemplo, deve evitar o consumo de ovos em excesso, pois isso pode ter relação com aumento de casos de ataques cardíacos.

O que fazer para controlar o colesterol quando consumir ovos?

Ainda existem muitas dúvidas sobre os ovos serem vilões ou não para pessoas que têm colesterol alto. Contudo, grupos de pesquisa conseguiram calcular a quantidade ideal de colesterol que deve ser consumido por dia: 300 miligramas. Quanto aos ovos, eles contém cerca de 186 mg de colesterol concentrados na gema, o que não é muito bom para quem faz dieta.

Se você gosta muito de comer ovos, mas também se preocupa com a qualidade da sua saúde, tente ingerir apenas a clara. Assim, você terá uma boa fonte de proteínas sem consumir colesterol.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.