Veja quem tem direito ao salário-maternidade e como receber a assistência
Entenda o que é, quem tem direito e como ter acesso ao benefício.
O salário-maternidade é um benefício fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para pessoas que acabaram de ter filhos. Você tem curiosidade sobre esse assunto? Acompanhe a leitura deste artigo e veja quem tem direito ao salário-maternidade e como receber a assistência!
Leia mais: STF julga licença-maternidade de 180 dias para quem é pai solteiro
O que é salário-maternidade?
Embora o nome seja semelhante a licença maternidade, estes são benefícios diferentes. Isso porque a licença é o ato de poder se afastar do trabalho, enquanto o salário-maternidade é o valor fornecido em algumas condições específicas.
Assim, estes se tornam benefícios complementares. Portanto, quando há o nascimento de um filho, adoção ou aborto espontâneo, a pessoa pode ter o seu afastamento pela licença e receber o salário-maternidade.
Quem tem direito ao salário-maternidade?
Primeiramente, por ser um benefício pago pelo INSS, a pessoa precisa ser segurada pelo órgão. Ou seja, é necessário ter registro em carteira, ser trabalhador avulso ou segurado especial, desde que contribuam com o INSS.
Entretanto, se o contribuinte for facultativo, é preciso ter feito pelo menos 10 pagamentos ao INSS antes de solicitar o benefício. Além disso, é fundamental atender a algum dos critérios, nos quais a assistência só é aceita para os seguintes casos:
- Nascimento de filho(s);
- Adoção;
- Fetos natimortos;
- Abortos não criminosos;
- Guarda judicial para fins de adoção.
A duração do benefício varia entre 14 e 120 dias. Em situações de aborto, o prazo de recebimento da assistência financeira é por tempo mínimo, e nas outras condições, a validade é de 4 meses.
Como receber a assistência?
Agora que você já viu os critérios e sabe se atende aos requisitos, chegou a hora de solicitar o benefício. É possível pedir o auxílio até 28 dias antes do parto ou até 3 meses depois dessa data.
Atualmente, a solicitação do salário-maternidade pode ser feita da sua própria casa, através do aplicativo “Meu INSS”, disponível para Android e iOS. Faça o download na loja do seu celular, acesse o programa e busque pela opção “Salário-maternidade”.
Em seguida, clique em “Solicitar”, depois procure por “Agendamento” e digite o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). Agora preencha todos os campos e o seu requerimento irá para o INSS.
Comentários estão fechados.