Quer abrir uma padaria? Saiba como fazer um CNPJ

Com o CNPJ, você pode emitir nota fiscal, contratar funcionários, vender com a maquininha e acessar linha de crédito para empresas.

Para quem está planejando abrir uma padaria, formalizar a empresa parece ser um processo muito burocrático. Porém, com a evolução da tecnologia, ficou mais fácil registrar sua empresa e ter um CNPJ. Com ele, você pode emitir nota fiscal, contratar funcionários, vender com a maquininha e acessar linha de crédito para empresas. Contudo, antes de formalizar sua empresa, você precisa seguir alguns passos. Confira!

Leia também: Cancelamento do MEI: confira motivos que podem gerar o cancelamento do seu CNPJ

É preciso ter um plano de negócios

Antes de tudo, é fazer um plano de negócios. Não precisa ser um documento muito extenso, mas é importante ter uma noção de público-alvo, descrição dos produtos, estudo de mercado etc.

Terá uma sociedade?

Você precisa decidir se tocará a empresa sozinho ou se terá um sócio para dividir os negócios. O resultado desta decisão implicará na natureza jurídica de sua padaria.

Natureza jurídica e regime tributário

Você terá algumas naturezas jurídicas para escolher, e ter sociedade ou não pode influenciar sua escolha. Se você tiver um sócio, por exemplo, pode escolher a Sociedade LTDA. Porém, se for seguir sozinho, pode escolher entre MEI, EI ou Sociedade Unipessoal.

Este último é o mais comum, pois separa patrimônio jurídico do pessoal, além de não exigir capital social mínimo.
Sobre o regime tributário, há duas opções: Simples Nacional e Lucro Presumido ou Lucro Real. O primeiro é o mais escolhido entre as empresas.

Licenciamento e outras pendências

Para abrir uma padaria, você precisará de um alvará sanitário, e também de uma inscrição estadual. Para assessorar você em decisões como regime tributário, natureza jurídica, CNAE e objeto social, o indicado é contratar um contador. Feito isso, você ainda terá que:

  • Consultar se o nome da empresa está disponível na base de dados da Receita Federal;
  • Verificar se o nome fantasia está disponível no INPI;
  • Elaborar o contrato social;
  • Registrar a empresa e obter o alvará de funcionamento.

Sobre o imposto de sua padaria, você precisa saber que, se optar pelo Simples Nacional, os impostos serão calculados de acordo com seu faturamento, com alíquotas variantes entre 4% e 19%.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.