Evoluir profissionalmente também inclui aprender outro idioma, ainda mais quando o mesmo é uma referência mundial, como a língua italiana. De origem românica, o italiano é falado por cerca de 70 milhões de pessoas, a maioria das quais estão habitadas na própria Itália.
Para aqueles que desconhecem as características na língua, vamos fazer uma breve introdução. A língua padrão fundamenta-se nos dialetos da Toscana e tem um importante papel no intermédio entre as línguas da Itália do sul e as línguas galo-românicas do norte. O italiano tem consoantes duplas (ou longas), que se difere e muito da maior parte das línguas românicas modernas, como o francês, o espanhol ou o português.
Mas, em um mundo cada vez mais globalizado, não é difícil perceber a influência da língua italiana no Brasil, como também em outros estados da América Latina. Para acompanhar esse ritmo marcado pela integração, é importante estar sempre atualizado, motivo pelo qual muitos brasileiros tem priorizado aprender o idioma.
A fim de ajudar a turbinar o seu currículo e colaborar para que se destaque no mercado de trabalho, a Universidade de São Paulo (USP) fez questão de reunir em sua plataforma online um material didático para que você possa estudar italiano grátis em seu tempo livre e ainda no conforto da sua casa. O acesso é livre, porém não há avaliação nem certificação.
Se você se identificou com a oportunidade, confira as vantagens. O conteúdo engloba material multimídia, apostilas e vídeos produzidos sob a coordenação da docente da Faculdade de Letras da USP, Professora Dra. Paola Baccin. Outra boa notícia é que você terá indicações de enciclopédias, dicionários e rádios em italiano para ampliar os conhecimentos sobre o país.
Conforme informações constadas no site, o primeiro módulo do curso possui dezesseis aulas que introduzem o estudante no aprendizado, sendo cada uma delas dividida em duas partes.
Na primeira parte, há uma série de ficção que aborda as dificuldades linguísticas e culturais típicas de um aluno brasileiro que estuda italiano no Brasil. Entre as cenas do episódio, o professor focaliza as dificuldades enfrentadas pelos personagens e apresenta elementos linguísticos e culturais relativos a cada módulo.
Na segunda, o professor recebe no estúdio um convidado para uma entrevista sobre aspectos linguísticos ou culturais. As entrevistas são em italiano, para que, aos poucos, você possa se acostumar com o ritmo normal de uma conversação em italiano e comece a acompanhar a transcrição em PDF.
Acesse aqui o curso gratuito de italiano oferecido pela USP
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.