Quer chegar aos 100 anos? Então, faça ISSO todos os dias
Spoiler: não é exercício físico - mas você também não deve abandoná-lo.
Você tem a meta de chegar aos 100 anos de idade? Este é um marco que, há alguns anos, era reservado apenas a algumas pessoas. No entanto, hoje, com o avanço da medicina moderna, está cada vez mais possível de alcançar.
A ciência já tem algumas respostas na ponta do lápis de como chegar a um século de vida. Dentre elas, está a prática regular de exercícios físicos, a hidratação constante e, claro, a alimentação equilibrada.
No entanto, há muito mais do que apenas isso. Pelo menos, é a conclusão de uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Madri e da Escola Andaluza de Saúde Pública, ambas as instituições da Espanha.
Pesquisadoras da Espanha descobrem segredos para chegar aos 100 anos
De acordo com as pesquisadoras, quem vive mais tem algo em comum: hábitos e pensamentos positivos. Elas entrevistaram 19 pessoas com idades entre 100 e 107 anos.
A partir das entrevistas, chegaram a oito pontos fortes psicológicos que estão relacionados à saúde tanto física quanto mental. Segundo as cientistas, eles podem ser a chave para a longevidade e o marco dos 100 anos.
Hábitos que podem te ajudar a se tornar um centenário
Vitalidade
Este ponto, de acordo com a pesquisa, está mais ligado ao sentimento de “sentir-se vivo” e também com querer estar vivo e continuar vivendo.
Sociabilidade
O segundo ponto é continuar tendo relações sociais. Ou seja, encontrar-se com os amigos e com a família, sair para fazer atividades em grupo e trocar dois dedinhos de prosa com os vizinhos.
Comprometimento
Aparentemente, nem depois de atingir uma certa idade podemos faltar nos nossos compromissos. Brincadeiras à parte, as cientistas descobriram que é importante manter um vínculo com algum tipo de compromisso, como aulas ou almoços semanais com a família.
Responsabilidade
Além disso, é muito importante que as pessoas tenham responsabilidade sobre a própria vida. Ou seja, ainda tomar as próprias decisões e ter controle do que fazem ou deixam de fazer.
Positividade
Pode parecer “papo de gratiluz”, mas a pesquisa mostrou que, para chegar aos 100 anos, é muito importante ver sempre o copo meio cheio da situação e ser grato pela vida.
Motivação intelectual
Aqui, fala-se da importante de cuidar da saúde intelectual e continuar desafiando a capacidade cerebral com jogos de lógica, quebra-cabeças, palavras-cruzadas e afins. Até mesmo videogame pode ajudar, viu?!
Resiliência
As pesquisadoras chegaram à conclusão de que a resiliência também ajuda qualquer pessoa se tornar uma centenária. Levar a vida adiante apesar das intercorrências é primordial para a longevidade.
Inteligência
Por fim, a inteligência é o último ponto comum entre as pessoas que passa dos 100 anos. Isso permite que a pessoa pense além do comum, o que auxilia na resolução de problemas e em vários outros pontos do dia a dia, estressando-se menos. E, então, vivendo mais.
Comentários estão fechados.