Quer entender mais sobre política? Veja 5 livros que vão te ajudar!
Confira 5 indicações de livros que te ajudarão a entender melhor como a política funciona e ampliarão seus debates sobre o assunto.
Cada vez mais os debates sobre política – seja nacional ou internacional – ganham destaque, tanto em noticiários, jornais e outras mídias, quanto em rodas de conversa entre amigos. Assim, é importante que tenhamos mais conhecimento sobre o assunto, dessa maneira é possível não ser vítima de fake news ou outras práticas do tipo.
A recomendação é a leitura, sendo que com apenas poucos livros já é possível ampliar e muito o conhecimento sobre política. As recomendações que tratemos aqui falam desde ideologias ou movimentos políticos, como o socialismo e o capitalismo, até conceitos básicos, como a democracia e ideias utópicas.
Então, confira a lista abaixo:
A Lei e Outros Ensaios – Uma Defesa do Estado Mínimo e da Liberdade
Essa obra de Frédéric Bastiat, trata sobre as teorias da liberdade individual, incentivando e defendendo a propriedade privada e a autodeterminação. De acordo com o autor, tanto a propriedade quanto a liberdade são direitos naturais dos seres humanos, de maneira que o Estado deve existir para garantir tais direitos.
Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico
Escrito por Friedrich Engels, que conseguiu em apenas três capítulos bem sucintos demonstrar o pensamento da teoria socialista elaborada por Karl Marx e ele. Dessa maneira, a obra demonstra os aspectos diferentes entre os pensamentos socialistas de outrora e o método científico do marxismo.
Capitalismo, Socialismo e Democracia
Nesse livro, escrito por Joseph Schumpeter, são abordados diversos aspectos sociológicos, econômicos e históricos do ocidente. Por exemplo, o autor criou a ideia de destruição criativa, o que alterou a maneira com que a economia global percebia as coisas. A obra critica tanto o capitalismo quanto o socialismo e as relações de ambos com a democracia.
Utopia
Escrito pelo agora canonizado como mártir da Igreja Católica, Thomas More, a obra imagina uma ilha em que não existe dinheiro nem propriedade privada, de maneira que o Estado precisa simplesmente organizar o povo para produzir e preocupar-se com a felicidade destes, o que More considerava a sociedade ideal.
Box Grandes Mestres do Estoicismo
A coletânea traz os principais escritos dos três maiores nomes da filosofia estoica, sendo eles: O imperador romano Marco Aurélio, o grego Epicteto e o romano Sêneca. Esses três pensadores colocaram o estoicismo junto às principais vertentes de filosofia do Ocidente.
Comentários estão fechados.