Medicina: Essas foram as universidades com as menores notas de corte no SiSU em 2022
Medicina é um dos cursos mais disputados do país e atrai milhares de estudantes que buscam a tão sonhada aprovação.
Após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelo Ministério da Educação (MEC), os estudantes que desejam prestar vestibular para o curso de Medicina já começaram a pesquisar a nota de corte para medicina. Tudo isso para saber se, em 2023, é chegada a hora de realizar o sonho de estudar o curso em uma universidade pública. Confira as menores notas de corte para o curso no ano anterior.
Universidade do Rio Grande do Norte registra a menor nota de corte
Considerado um dos cursos mais concorridos do SiSU, a carreira de medicina conta com vagas em diferentes universidades do Brasil.
Embora a avaliação do MEC seja a responsável por determinar quais são os melhores cursos, não é esse o critério que define a nota de corte do exame.
No SISU, a quantidade de vagas é determinante para estabelecer a pontuação dos estudantes, assim como a quantidade de inscrições para a vaga. Em 2022.1, o curso de Medicina registrou a nota de corte mais alta para o SiSU, com 919,70 pontos, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).
Por outro lado, as menores notas de corte para medicina foram registradas predominantemente entre as regiões Norte e Nordeste do país, com pontuações inferiores a 800 pontos. Ainda assim, essas são notas consideradas altas em comparação a outros cursos.
Na lista a seguir, você confere quais são os cursos com as menores notas de corte na edição de 2022.1 do SiSU, todas na modalidade ampla concorrência:
- Universidade Federal de Roraima, na cidade de Boa Vista: 784,37
- Universidade Estadual de Feira de Santana, na mesma cidade, localizada na Bahia: 784,15
- Universidade Federal do Delta do Parnaíba, na cidade de mesmo nome, no Piauí: 783,92
- Universidade do Estado do Mato Grosso, na cidade de Cáceres: 782,41
- Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró, Rio Grande do Norte: 773,83
Atenção aos prazos
As notas de corte do SiSU sofrem alterações diárias, conforme as atualizações do MEC no sistema. Por isso, um aluno que, até o penúltimo dia estava classificado, pode perder a vaga. Assim, é importante estar atento ao site todos os dias.
Em Medicina, serão 4.596 vagas distribuídas por 23 estados do país e no Distrito Federal, em 88 instituições públicas do Brasil.
Mas é preciso ter atenção ao cronograma: As inscrições começam dia 16 de fevereiro de 2023 e vão até 24 de fevereiro de 2023. O resultado será publicado no dia 28 de fevereiro e no dia 2 de março começam as matrículas para os aprovados.
Comentários estão fechados.