Vacina contra COVID-19: Quinta dose já começou a ser aplicada no Brasil
A vacina já está disponível em alguns municípios brasileiros para pessoas imunossuprimidas e maiores de 40 anos de idade.
A quinta dose da vacina contra a COVID-19 já foi liberada e começou a ser aplicada em um público específico no Brasil. Conforme outras doses de reforço, o primeiro grupo a receber o imunizante é o de pessoas imunossuprimidas e maiores de 40 anos de idade. Acompanhe este artigo e veja quem já pode ir até a unidade de saúde mais próxima para tomar a vacina!
Leia mais: É recomendado o consumo de bebida alcoólica após tomar a vacina?
Vacina contra COVID-19: quem já pode tomar a quinta dose?
A quinta dose da vacina contra a COVID-19 já está disponível em alguns municípios para pessoas com mais de 40 anos de idade e imunossuprimidos maiores de 18 anos. Assim, as pessoas que apresentam algum comprometimento do sistema imunológico podem verificar se a sua cidade já iniciou a campanha vacinal.
As pessoas consideradas imunossuprimidas são as seguintes:
- Imunodeficiência primária grave;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes em quimioterapia;
- Pessoas com HIV/AIDS;
- Pessoas com doenças inflamatórias crônicas;
- Pessoas que utilizam continuamente corticoide ou medicamentos que alteram a resposta imunológica;
- Transplantados de órgão ou células-tronco, em uso de medicamentos imunossupressores.
Entretanto, além de ser imunossuprimido ou ter mais de 40 anos, a última dose de reforço da vacina contra COVID-19 deve ter sido aplicada há pelo menos 4 meses. A quinta dose foi liberada pela última edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO), do Ministério da Saúde.
Apesar das regras estabelecidas pela pasta no Plano de Vacinação, vale ressaltar que cada município tem autonomia no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, é possível que a sua cidade já esteja vacinando também outros públicos, então, o ideal é verificar as orientações da sua região.
Enfim, ainda não se sabe se a quinta dose da vacina contra COVID-19 será disponibilizada para a população em geral e quando isso vai acontecer. Afinal, por enquanto não existe uma orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou do Ministério da Saúde a respeito dessa questão.
Mas vale ressaltar que, em breve, provavelmente novas instruções serão fornecidas acerca da quinta dose da vacina contra COVID-19 para o público em geral.
Comentários estão fechados.