Conheça 5 raças de cachorros brasileiros; confira as raças nativas
Quais dessas você conhece?
O Brasil é um país com grande diversidade de animais, sobretudo silvestres. Porém, em relação aos cachorros, embora tenha um número cada vez maior espalhado nas residências por aqui, poucos deles são nativos. Você conhece as raças de cachorro brasileiras? Descubra 5 delas agora mesmo!
5 raças de cachorro nativas do Brasil
- Fila brasileiro
É uma das raças brasileiras mais conhecidas; sendo resultante do cruzamento entre cães brasileiros e raças trazidas pelos portugueses, assim como o buldogue, mastiff e o bloodhound.
Esses cães foram ajudantes na busca de escravos fugitivos e para caçar animais durante o período imperial. Possuem porte grande e boa massa muscular, com sua pelagem variando entre dourado, tigrado e preto.
Em ambiente familiar são dóceis e companheiros, mas podem não se dar muito bem com pessoas e animais estranhos, por isso devem ser socializados desde filhotes.
- Terrier brasileiro
O Fox Paulistinha (como também chamam o Terrier brasileiro) é um cão de médio porte e possui boa musculatura. Há registros de que a raça é produto do cruzamento de cães brasileiros com cachorros europeus.
Quanto à aparência dos pelos, são bem curtos, lisos e densos e, em geral, são de cor branca com marcações grandes em preto, azulado, bege ou marrom.
Seu temperamento é hiperativo, alegre e curioso. São inteligentes e até podem realizar treinamento para a área de esportes caninos, mas é bom educá-los desde filhotes, pois eventualmente podem ser teimosos.
- Rastreador brasileiro
Essa raça foi desenvolvida por Osvaldo Aranha Filho através da seleção genética com o foxhound americano. É um cachorro de grande porte, com muita força e resistência. Seu olfato também é bastante apurado e, dessa forma, essas características fazem dele um bom caçador.
A personalidade é tranquila, alegre e fiel aos seus donos, mas pode ser mais reservado com desconhecidos. Após um longo período (a raça foi dada por extinta por volta da década de 70), sua criação foi retomada nos anos 2000.
- Dogue brasileiro
Originado do boxer e do bull terrier, o Dogue brasileiro (ou dogo brasileiro) é uma raça bastante ativa, então necessitando de atividades físicas frequentes para manter a forma. Sua criação teve o intuito de gerar um cão para servir como guardas urbano-familiar. Por fim, os Dogues são afetuosos e conhecidos como amigos das crianças.
- Ovelheiro gaúcho
Por fim, temos o Ovelheiro gaúcho que, como o nome sugere, teve origem no Rio Grande do sul, onde são descendentes de cães de pastoreio, apresentam boa resistência física e têm porte médio. Há décadas são grandes auxiliares na área da agropecuária, tanto em rebanhos de ovelhas quanto de bois. Por fim, normalmente são dóceis e companheiros com quem convivem.
Comentários estão fechados.