Radiação gama

Os raios gama foram descobertos em 1900 por Paul Ulrich Villard, que estudou as propriedades de elementos radioativos.

0

O que é radiação Gama? Os raios gama ou radiação gama (γ) é um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência com alto poder de penetração e de ionização. Geralmente são produzidos pelo decaimento de isótopos radioativos, como o de cobalto 60, mas também são gerados na fissão e fusão nucleares.

Os raios gama têm altas frequências, de até 1019 Hz, e comprimentos de onda no limite mínimo do Comprimento de Plank (1,6 × 10−35 m). Isso é o que explica seu poder de penetração e seu perigo para os seres vivos, já que podem ionizar células profundas e alterar a estrutura do DNA, gerando risco de câncer. Por essa mesma razão, os raios gama são utilizados para esterilizar equipamentos médicos e alimentos.

Os raios gama são produzidos pelo sol, mas não representam um perigo para nós porque são absorvidos pela atmosfera. Eles são gerados no processo de fusão nuclear que ocorre no centro do sol, entretanto, a gravidade e a interação com o plasma solar faz com que a radiação gerada no interior do sol leve de 10 a 170 mil para chegar à sua superfície.

Um fenômeno denominado erupções de raios gama (gama ray bursts) são responsáveis pela emissão da maior quantidade de energia no universo, ficando atrás apenas do big bang. Tratam-se de explosões que, em segundos, emitem a mesma quantidade de energia produzida pelo sol em toda sua existência. A provável causa desse fenômeno são as explosões de supernovas.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.