Ranking: 10 estágios mais populares entre a Geração Z de 2021 a 2023
Pesquisa da Google mostra que este não é o principal interesse dos jovens que estão nas faculdades.
Apesar de serem pessoas praticamente nativas com a tecnologia, os jovens da Geração Z não querem estágio nesta área. Pelo menos, é o que diz dados de uma pesquisa da Google com a Semrush.
Segundo o levantamento, entre janeiro de 2021 e março 2023, houve aumento de 1.850% de interesse na pergunta: “você pode fazer estágio após a formatura?”. As informações foram publicadas no portal CNBC Make It.
Vale reforçar que os dados, majoritariamente, são um reflexo da sociedade norte-americana.
A alta porcentagem de interesse na pergunta tem uma explicação: o fim da pandemia. Com a crise sanitária controlada, os jovens se sentiram mais seguros para buscar empregos durante a graduação ou imediatamente após terminá-la.
O que jovens buscam em estágio e mercado de trabalho?
De acordo com um levantamento feito pelo site Handshake, os recém-formados da Geração Z buscam estabilidade e segurança financeira no mercado de trabalho. Desta forma, estão deixando os estágios em empresas de tecnologia como últimas opções.
Isso é, principalmente, devido ao crescente número de demissões das big techs ao redor do mundo. Segundo dados do site Layoff.fyi, 650 empresas da área somaram mais de 190 mil desligamentos de funcionários apenas em 2023.
Veja os 10 estágios mais buscados por jovens da Geração Z entre 2021 e 2023:
- Contabilidade;
- Design Gráfico;
- Engenharia Mecânica;
- Psicologia;
- Engenharia;
- Análise de Dados;
- Engenharia Elétrica;
- Serviço Social;
- Engenharia Civil;
- Enfermagem
Percebe-se que apenas Análise de Dados e Engenharia (em geral, podendo ser, também, ligada a programação, softwares e áreas afins) são as únicas relacionadas à tecnologia no levantamento.
Eugene Levin, presidente da Samrush, confirma a teoria de que a Geração Z está assustados com a instabilidade econômica das empresas de tecnologia e das startups. Por isso, estão considerando empregos em áreas menos voláteis.
“O fato de estágios em contabilidade, design gráfico, serviço social e outros estarem dentre os mais buscados não surpreende. São profissões importantes que exigem boa formação e experiência que os estágios podem proporcionar”, disse.
São profissões mais tradicionais, concluiu Levin. No entanto, isso não significa que os jovens queiram o mesmo regime de trabalho que seus pais, tios e avós.
“Funções não tradicionais e trabalhos remotos cresceram em popularidade. Mas também estamos vendo um interesse crescente em condições flexíveis e até mesmo trabalhos que exigem pouca interação humana”, pontuou.
Comentários estão fechados.