Razão estratégica do McDonald's para encorajar o uso do seu app revelada
Segundo Mike Haracz, a rede de fast food rastreia várias informações dos seus clientes para usar em ações de publicidade.
Será que até mesmo o McDonald’s teria aderido à prática de “roubo” de dados de outras empresas? De acordo com o Chef Mike Haracz, sim.
Haracz, que já foi funcionário da gigante do fast food, hoje tem um perfil movimentado no TikTok e frequentemente responde a questionamentos sobre o “Méqui”.
Recentemente, Mike postou um vídeo intitulado “Big Brother McDonald’s”, no qual expõe alguns segredos da empresa relacionados à coleta de dados dos usuários.
De acordo com o chef, a empresa incentiva os clientes a fazerem pedidos por meio de seu aplicativo específico para coletar dados de cartões de crédito. Com essas informações, é possível mapear os gostos dos usuários e seus padrões de compra.
“Por que você acha que o McDonald’s quer que você use o aplicativo para tudo?”, começa Haracz, após insinuar supostos desvios de informações.
“Eles sabem quanto dinheiro você tem, tecnicamente”, disse. “Eles sabem o que você compra; eles sabem o que você gosta”, afirmou Mike.
Com essa engenharia de dados, a empresa terá informações para melhor direcionar suas campanhas de marketing, lançamento de produtos e montagem de promoções, entre outros.
Nem todo mundo está com “medo” do McDonald’s
Apesar das suposições e alertas contundentes feitos pelo Chef Mike Haracz, muitos usuários que comentaram seu vídeo se mostraram satisfeitos em usar o aplicativo do McDonald’s.
(Imagem: tonodiaz/Freepik/reprodução)
“Não posso ignorar os descontos de 30% no aplicativo”, disse um.
“Se as empresas quiserem ‘escanear meu cérebro’ para me vender as coisas que eu realmente quero, eu permito! Isso significa que terei que tomar menos decisões”, opinou outro.
Um outro internauta se mostrou surpreso com as afirmações de Haracz, asseverando suas teorias. “Não é de admirar que as ofertas do aplicativo sejam tão boas!”, exclamou.
Ironizando a situação, outro comentarista afirmou que não está recebendo as ofertas que deveria. “Eles têm meus dados. Então, onde estão minhas ofertas personalizadas?”, brincou.
Por fim, outro usuário aprofundou os alertas de Mike Haracz, pensando por uma outra perspectiva. “Não é que eles saibam quanto dinheiro você tem, mas eles definitivamente sabem quanto dinheiro você gasta e está disposto a gastar”, refletiu.
O que diz o McDonald’s?
Até o momento, a empresa não se manifestou sobre os comentários de seu ex-chefe. Porém, os termos e condições de uso do aplicativo do McDonald’s deixam alguns pontos claros.
Em primeiro lugar, fica evidente que a coleta e armazenamento de dados são práticas protegidas pela aplicação.
Por outro lado, o “Méqui” afirma em seus termos de uso que todos os dados são utilizados para fins internos e tratados com o devido respeito e lisura.
Além disso, vale ressaltar que, no ato da instalação do aplicativo do McDonald’s, os usuários são questionados sobre a aceitação ou não dos termos e condições de uso da aplicação. Caso leiam o documento, poderão examinar mais profundamente as questões relacionadas à publicidade e ao tratamento de dados dentro do aplicativo.
Comentários estão fechados.