Reajuste do INSS em 2022: o que muda?

Com o reajuste do salário mínimo o benefício do INSS também sofrerá mudanças.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Economia do Brasil. Ele é o órgão responsável por pagar a aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores.

Recentemente algumas alterações na economia do País causaram reajustes nos valores oferecidos pelo INSS. Esse reajuste no valor do INSS está previsto já para 2022. Confira o artigo para saber o que muda no benefício!

Alterações nos valores

Esse serviço é impactado diretamente pelo VALOR do salário mínimo dos trabalhadores. Isso porque, segundo a lei, não há nenhum benefício pago pelo INSS que possa ser inferior a um salário mínimo.

Assim, como o salário mínimo de 2022 sofrerá um reajuste de 10,04% nos seus valores, o piso salarial do INSS também aumentará. Para aqueles que recebem apenas um salário mínimo, o valor irá para R$1.210,44.

Já no caso dos beneficiários que recebem mais de um, o reajuste irá acontecer com base na inflação. O reajuste será feito seguindo os valores do INPC, o mesmo índice utilizado para calcular a mudança nos valores do salário mínimo.

Dessa forma, é previsto os mesmos 10,04% de aumento no atual valor que os beneficiários recebem. No entanto, vale ressaltar que essa porcentagem é uma projeção e o mês de dezembro ainda não está disponível, então esse cálculo pode variar ainda.

Porém, se esse valor se confirmar será uma alta recorde no valor do salário mínimo e, consequentemente, no benefício da aposentadoria. No entanto, se engana quem pensa que isso vai dar mais poder de compra aos trabalhadores.

Afinal, os custos de muitos produtos básicos subiram muito e esse reajuste serve apenas para igualar esses valores com o salário do beneficiário.

Quando esse reajuste chegará ao segurado?

Como os pagamentos até 7 de janeiro ainda dizem respeito aos valores de dezembro de 2021, não haverá reajuste até essa data. Assim, os pagamentos a partir da folha de janeiro de 2022 é que sofrerão essa alteração e começarão a ser pagos no dia 25/01.

Gostou desse texto? Então clique aqui para ter acesso a notícias e muito mais!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.