Real: qual é o cenário para 2022?
O cenário para a moeda brasileira vem causando dúvidas para muitos internautas. Veja quais são as expectativas para o Real.
Muitas pessoas, ultimamente, possuem dúvidas acerca de como o Real está comportando-se frente às mudanças inflacionárias no mundo. De fato, a sustentabilidade fiscal e os riscos políticos não são algo que parece “mexer com os investidores” nesse momento. Todavia, uma queda nos preços das commodities e enfraquecimento do crescimento econômico podem afetar essa dinâmica.
Leia também: Real digital deve chegar ainda em 2022
Na realidade, existe um lado negativo no Real que está atrelado aos aumentos da taxa de juros nos Estados Unidos e riscos para a economia chinesa. Essa movimentação ameaça diretamente a valorização da nossa moeda no que refere-se, pelo menos, ao curto prazo. No entanto, o tamanho do impacto, efetivamente, irá depender da velocidade e da magnitude dessa problemática.
Ademais, é válido destacar que as tensões entre Rússia e Ucrânia, de certo modo, “acomodaram” os movimentos elitistas referentes às commodities que foram mais afetadas pela guerra. No entanto, esse quadro não alterou nada para os exportadores de bens que geralmente fazem essas negociações de preços em patamares relativamente favoráveis. Desse modo, esse quadro favorece diretamente a valorização do Real, o que pode ser observado neste ano de 2022, no qual a moeda valorizou-se cerca de 16% em relação ao dólar.
Comentários estão fechados.