Recálculo de fronteiras acrescenta 72 km² ao território brasileiro
A atualização mais recente elevou a área do território brasileiro para 8.510.417,771 km².
Hoje (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou três pesquisas anuais na área de Geociências: a Malha Municipal Digital 2022, a Atualização dos Mapas Municipais e a Área Territorial de Estados e Municípios.
Composta por arquivos digitais que representam todos os municípios do Brasil e a área total do país, a Malha Municipal Digital é um estudo que fornece subsídios para os Mapas Municipais e a atualização dos valores de Áreas Territoriais.
E segundo esse estudo, o território brasileiro teve um aumento de 72,2 quilômetros quadrados (km²) em 2022. Com essa atualização, a área total do país foi ajustada para 8.510.417,771 km².
O IBGE esclarece que essa expansão ocorre devido à realidade física dos rios de algumas regiões, em consonância com informações fornecidas pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores.
Além disso, o IBGE divulgou mapas atualizados, mostrando as mudanças nos limites de 174 municípios brasileiros. Essas alterações na divisão político-administrativa ocorreram entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.
O Rio Grande do Sul foi o estado com maior número de mudanças nos limites municipais, com 61 municípios, seguido por Pernambuco (50) e Paraná (47). Também ocorreram alterações em Mato Grosso (seis), Maranhão e Rio Grande do Norte (três em cada) e Tocantins e Goiás (dois em cada).
A descrição detalhada das especificações técnicas, históricas e jurídicas referentes ao uso da Malha Municipal Digital e aos valores das Áreas Territoriais pode ser encontrada no documento “Malha Municipal Digital e Áreas Territoriais 2022: Informações Técnicas e Legais para a Utilização dos Dados Publicados”. Este material está acessível na Biblioteca do IBGE.
Comentários estão fechados.