Reciclagem

Entenda como funciona e quais os processos que envolvem a reciclagem.

0

Provavelmente você já ouviu falar de reciclagem. Reciclar é o processo de reutilizar materiais que seriam jogados fora como lixo. Muitas comunidades e empresas facilitam a reciclagem, colocando recipientes etiquetados ao ar livre para uso público.

Existem inúmeros benefícios para a reciclagem. Com tantas novas tecnologias tornando ainda mais materiais recicláveis, com a ajuda de todos podemos limpar nosso planeta. A reciclagem não só beneficia o meio ambiente, mas também tem um efeito positivo na economia.

Reciclar é um hábito antigo na história humana. Na época de Platão, as pessoas reutilizavam ferramentas quebradas e cerâmica quando os materiais eram escassos. Hoje, há uma infinidade de benefícios provenientes da reciclagem , bem como toneladas de itens que podem ser reciclados.

Por que a reciclagem é importante?

Os benefícios são de grande alcance e todos ganham quando as pessoas adotam a reciclagem como um hábito cotidiano.

Seja um esforço comunitário para ajudar a embelezar um bairro ou ajudar uma empresa a economizar centenas de milhares de reais em gestão de resíduos, as vantagens do programa de reciclagem são infinitas.

Benefícios ambientais

Reciclar pode impedir que milhões de toneladas de material entrem nos aterros sanitários. Isso economiza espaço para o lixo que não pode ser redirecionado. Os aterros sanitários poluem o meio ambiente, principalmente o ar e a água.

O processo reduz significativamente a quantidade de energia utilizada diariamente, não precisando produzir novos materiais. Em suma, a reciclagem reduz as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Em termos de energia, uma única lâmpada pode ser alimentada por até quatro horas com a energia economizada de uma garrafa de vidro reciclada.

Benefícios econômicos

Programas de reciclagem custam ao governo, aos contribuintes e aos empresários menos dinheiro do que programas de armazenamento de resíduos.

As pessoas podem até ganhar dinheiro coletando materiais de reciclagem. Para cada trabalho criado na indústria de gerenciamento de resíduos, a reciclagem cria quatro.

Itens Recicláveis ​​Comuns

Há tantos materiais que podem ser reciclados que seria necessário um livro para entrar em detalhes sobre todos. Listados abaixo alguns dos itens recicláveis ​​mais comuns que as pessoas encontram em suas vidas cotidianas.

Metal

Os metais que usamos em nossa vida cotidiana costumam ser recicláveis. Sendo um material muito versátil, a reciclagem de metal consome mais de 70% menos energia do que produzir um item completamente novo.

Metais podem ser facilmente reciclados. Derretendo os produtos, o metal pode ser reciclado quase que infinitamente.

Papel e Papelão

A maioria das pessoas pode olhar em torno de si e ver papel ou produtos de papel. O papel é um material que não tem limites no mundo da reciclagem. Esse item pode ser facilmente reaproveitado economizando altos custos de produção e energia para novos produtos.

Vidro

Garrafas de vidro e frascos não são tão versáteis quanto papel ou produtos de metal quando se trata de reciclagem. Devido às várias cores do vidro, muitos itens só podem ser reaproveitados em outro do mesmo item. Os diferentes tipos de reciclagem de vidro referem-se tipicamente à cor da garrafa ou frasco.

Maneiras de ajudar na reciclagem

Praticar bons hábitos de reciclagem não é difícil, nem existe um segredo para ser um “bom reciclador”. Há muitas maneiras de ajudar a criar e manter uma comunidade melhor por meio da reciclagem.

As crianças podem ser grandes defensoras da guerra contra o lixo, facilmente responsabilizando todos os que as rodeiam pelas coisas que jogam no lixo.

Com um pouco de pesquisa, qualquer pessoa pode se tornar especialista e começar a implementar hábitos positivos de reciclagem em suas próprias vidas, assim como nas pessoas ao seu redor. Uma pessoa pode fazer uma diferença gigantesca e, juntos, todos podemos mudar o mundo.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.