Recorde: Cassius, o maior crocodilo do mundo, completa 120 anos em 2023
Além da marca histórica relacionada à sua idade, o imenso animal continua a crescer e engordar.
O crocodilo Cassius é um animal de proporções impressionantes, ele mede cerca de 5,48 metros, sendo o maior crocodilo em cativeiro do mundo. Além disso, em 2023, Cassius está alcançando outra marca importante: seu aniversário de 120 anos!
Capturado em 1984, o animal está atualmente no Marineland Crocodile Park, em Green Island, na Austrália.
No local, o crocodilo é uma das principais atrações, sendo considerado uma figura notável que adora interagir com as pessoas. Mas o fato mais impressionante é que, mesmo com mais de 100 anos, ele não para de crescer.
A história do crocodilo de 120 anos
Cassius vivia no rio Finniss, localizado no norte da Austrália, até 1984, quando foi encontrado pela equipe do pesquisador Graeme Webb. O motivo de sua captura foi que alguns proprietários locais afirmaram que o animal estava atacando o gado.
“Tentar pegá-lo foi muito difícil porque você realmente tinha que ser mais esperto que ele. Naquela época, os crocodilos adultos que sobreviviam ao período de caça eram muito cautelosos”, disse Webb.
Já naquele período, os relatos eram de que ele era um grande e velho crocodilo. Por isso, a idade de 120 anos que está sendo comemorada, na verdade, é uma estimativa feita pelos especialistas baseada no tamanho do animal.
Dessa forma, eles acreditam que ele nasceu em 1903 e que ainda viverá por muito tempo.
(Imagem: Marineland Crocodile Park/Divulgação)
O recorde de Cassius no Guinness World Records
Em 2011, Cassius conseguiu o título de maior crocodilo em cativeiro do mundo. No entanto, os responsáveis pelo registro dos recordes acreditam que o animal já superou suas próprias medidas.
Aliás, a medida de 5,48 metros também pode não ser a verdadeira medida de Cassius. De acordo com o seu histórico, ele perdeu parte da cauda e do focinho em acidentes antes da captura. Logo, seu tamanho verdadeiro pode ser de 15 cm a 25 cm maior do que está oficializado.
Outro fato curioso é que, em 2012, Cassius perdeu seu título de recorde mundial para o crocodilo Lolong que media 6,17 m. Contudo, o outro crocodilo que foi capturado nas Filipinas morreu aproximadamente um ano depois.
Desse modo, o réptil gigante do Marineland Crocodile Park recuperou seu título de maior crocodilo de água salgada em cativeiro e, agora, também celebra mais uma marca importante com seu aniversário de 120 anos.
Comentários estão fechados.