Recorde de inscrições em escolas e municípios na Olimpíada de Matemática
A primeira fase da competição foi agendada para 30 de maio.
Este ano, a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) quebrou dois recordes impressionantes: 55,3 mil escolas se inscreveram para participar, representando quase todos os municípios do Brasil (5.563 ao todo), o que significa que 18,3 milhões de estudantes terão a chance de participar da competição.
Na edição anterior, 54.488 escolas e 18,1 milhões de alunos participaram da 17ª OBMEP. A Obmep é reconhecida como a competição científica mais importante do Brasil e é patrocinada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), sendo destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
De acordo com Marcelo Viana, os dois recordes batidos na edição de 2023 da Obmep são uma prova notável da vitalidade da iniciativa do Impa, que tem sido um importante agente de transformação na educação brasileira desde 2005.
A competição deste ano concederá mais medalhas do que nunca, com um total de 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze em todo o país. A competição também premia escolas públicas e privadas separadamente, com um aumento significativo no número de prêmios para as instituições privadas em relação ao ano anterior.
Sobre as Olímpiadas de Matemática
As inscrições já foram encerradas. A primeira fase da competição foi agendada para 30 de maio, sendo composta por uma prova objetiva de 20 questões. Os alunos que passarem para a próxima etapa farão a prova discursiva da segunda fase em 7 de outubro, que contém seis questões.
As provas são elaboradas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio). A lista dos classificados para a segunda fase será divulgada em 2 de agosto, enquanto a lista dos premiados será divulgada em 20 de dezembro.
Criada pelo Impa em 2005, a competição conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é financiada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
Comentários estão fechados.