Instagram: Recurso de mensagens anônimas NGL pode aumentar bullying
O uso da nova ferramenta pode estar servindo para incentivar a prática na rede social.
Se você usa o Instagram e viu alguns stories recentes, provavelmente notou uma nova tendência entre os usuários: criar caixas de mensagens anônimas para seus seguidores. É a plataforma NGL, abreviação de “Not Gonna Lie” (“não vou mentir”), que foi lançada em novembro de 2021 e recentemente teve um aumento de popularidade. No entanto, algumas pessoas estão alertando sobre o aumento de casos de bullying através desse novo recurso.
Leia mais: Instagram Cai Mais Uma Vez E Gera Reclamação Intensa Entre Os Usuários
Entenda melhor como funciona o NGL e como ele pode influenciar no aumento do bullying na rede social
A plataforma, que vem ganhando destaque nos últimos dias, atingiu 7,3 milhões de downloads globalmente, segundo a Apptopia. A maioria desses downloads ocorreu na segunda quinzena de junho, levando o aplicativo ao primeiro lugar na loja de aplicativos da Apple. O programa em si é simples: após o download, ele gera um link para você adicionar ao seu story ou perfil do Instagram, convidando seus seguidores a mandar mensagens anônimas para você.
Os recados aparecem em uma caixa no aplicativo NGL, que você pode responder e compartilhar no story. A possibilidade que as mensagens anônimas representam sempre fascinou os usuários online. “Vou receber elogios? Alguém vai confessar seu amor por mim?” são alguns dos questionamentos que levam os usuários a entrarem na “brincadeira”.
O uso dessas plataformas pode levar a ações graves pelos usuários
O NGL não é a primeira plataforma com essa ideia a ganhar popularidade. Curious Cat, YikYak, Yolo e LMK são alguns exemplos que partem da mesma premissa. No entanto, grande parte delas enfrentam sérios problemas. O Snap suspendeu Yolo e LMK depois de saber de um caso envolvendo um adolescente que sofreu bullying nas plataformas por meses e cometeu suicídio.
A ação legal em andamento alega que Yolo e LMK violaram as leis de proteção ao consumidor e que esses tipos de aplicativos tornam o bullying tão fácil que devem ser considerados perigosos. Como resultado do sucesso do NGL, preocupações comparáveis estão começando a surgir. Embora o site afirme usar algoritmos “para filtrar discursos de ódio e bullying”, os usuários afirmam ter encontrado frases e palavras inadequadas.
Comentários estão fechados.