Reformulações e novas propostas são estudadas para a Farmácia Popular
Com a retomada ao cargo de presidente do Brasil, algumas novidades estão por vir com o novo governo de Lula.
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido eleito no último domingo, 30, a partir do início de seu governo, os brasileiros devem ficar atentos às mudanças que estão por vir nos programas do Auxílio Brasil e Farmácia Popular.
Com a retomada ao cargo de presidente do Brasil, algumas novidades estão por vir com o novo governo de Lula. Confira mais detalhes sobre o assunto:
Leia mais: Programa Farmácia Popular do Brasil receberá cinco novas medicações
Modificações no programa Farmácia Popular
A Farmácia Popular é um programa do governo federal, que tem como maior objetivo a oferta de medicamentos gratuitos para diferentes tipos de doenças por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, remédios para tratar doenças como HIV, diabetes e asma são disponibilizados para toda a população brasileira. Este programa contém uma parceira entre as farmácias privadas e o governo brasileiro.
Há pouco tempo, foram adicionados à listagem de medicamentos distribuídos mais cinco remédios para tratamentos de doenças específicas. Porém, para 2023, até então, a previsão é de que cerca de 60% do Orçamento deste projeto seja cortado.
De acordo com informações emitidas pelo jornal O Globo, a equipe nomeada por Lula já está estudando novas possibilidades para tentar conseguir novos orçamentos para o programa, sendo obrigado a passar pelo Congresso Nacional. O que se sabe até o momento é que a nova proposta vai ser bem diferente da última, que foi feita pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
O governo petista pretende aumentar o valor destinado ao programa em mais R$ 1,2 bilhão. Mas, para isso, o presidente recém-eleito terá que se esforçar para dialogar com o Congresso Nacional. Estão agendados pelo menos dois encontros entre os escolhidos por Lula para tratar do assunto, que pode ter um final oposto ao que é esperado até agora.
Listagem de medicamentos distribuídos pela Farmácia Popular
- BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,25MG/ML;
- BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG/DOSE;
- CLORIDRATO DE METFORMINA 500MG;
- CLORIDRATO DE METFORMINA 850MG;
- MALEATO DE ENALAPRIL 10MG;INSULINA HUMANA 100UI/ML;
- INSULINA HUMANA REGULAR 100UI/ML;
- ATENOLOL 25MG;
- BESILATO DE ANLODIPINO 5MG;
- CLORIDRATO DE PROPRANOLOL 40MG;
- CLORIDRATO DE METFORMINA 500MG;
- CAPTOPRIL 25MG;
- SUCCINATO DE METOPROLOL 25MG;
- SULFATO DE SALBUTAMOL 5MG;
- SULFATO DE SALBUTAMOL 100MCG.DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 50MCG;
- ESPIRINOLACTONA 25MG;
- FUROSEMIDA 40MG;
- LOSARTANA POTÁSSICA 50MG;
- DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 200MCG/DOSE;
- DIPROPIONATO DE BECLOMETASONA 200MCG/CÁPSULA;
- DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 250MCG;
- HIDROCLOROTIAZIDA 25MG;
- GLIBENCLAMIDA 5MG.
Comentários estão fechados.